Mãe Carmen de Oxalá, após conceder entrevista nas rádios, convidado a população para participarem da III ª Carreata de Mãe Oxum da Praia da Alegria, se dirigiu ao balneário para verificar os últimos detalhes da decoração e iluminação que esta sendo organizado por seus filhos de santo e funcionários da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, para a realização do III º Xirê de Oxum que ocorrerá mais tarde .
domingo, 5 de dezembro de 2010
A yalorixá responsável pela Assobecaty confere de perto os últimos preparativos para a Carreata e o Xírê Para Mãe Oxum da Praia da Alegria
IIIª XIRÊ DE MÂE OXUM DA PRAIA DA ALEGRIA
ESPERA DE OXUM TINHA MOTOCICLISTA , TRICICLOS
Pela manhã ocorreu, o encontro Estadual de Motociclista, organizado Grupo os Selvagens movimentando a praia, a tarde eles forão buscar a imagem na sede da assobecaty.
RODA DE CAPOEIRA
A tarde uma Roda de Capoeira do Grupo Guarda Negra.
FLORA MÓVEL NA ALEGRIA
Beth e Sergio proprietários da Flora Santa Barbará paceiros incondicional do movimento religioso de Guaíba, que desde ás 3 horas da tarde estava com a flora móvel, na praia da Alegria .
PARA COMPLETAR A FORÇA DOS TAMBORES
A surpreendente iniciativa do Rei da Justiça , que aguardavam Mãe Oxum , rufando os atabaques, e louvando-a coM cânticos.
Mãe Iná de Xangô , valorizando o legado sagrado e histórico herdado dos nossos antepassados e que em larga medida contribuem para a formação de uma consciência religiosa entrelaçada com a cultura.
As Yalorixás que pertencem ao Orixá Oxum retiram a Mãe Mariazinha de Oxum , Mãe Cristiane de Oxum, Mãe Bere de Oxum, Mãe Carmen de Oxum Pai Ricardo de Oxum.
Neste espaço que recentemente foi colocado, a pedra fundamental , que sinaliza que a energia de Oxum não esta mais onde era a antiga Gruta.
Em meio as arrumações da Imagem de Oxum, os Pais e Mãe de Santo organizam suas correntes para iniciarem as homenagens, dentro da visão de mundo africano, acreditamos em um provérbio que afirma, que o tempo tudo tem seu tempo e nada acontece por acaso.
Por sermos vivemciadora , afirmamos esse é o nosso tempo de celebrarmos juntos, Mãe Oxum da Praia da Alegria.
As Yabás, Mãe Iná de Xangô , Sueli de Bará e Mãe Libia de Yemanjá,
S
Esta é a representante do Poder Público Municipal, Secretária Municipal de Turismo e Cultura Sra. Claudia Mara Borges. Diga-se de passagem , pela primeira vez esta concedendo um cuidado relevante,“equânime”, isto é investindo no coletivo da comunidade afro brasileira do municipio de Guaíba.
Da mesma forma que a participação das casas de religião , que acompanham a iniciativa da ASSOBECATY, sinaliza que nasce uma consciência religiosa, de valorizar o legado sagrado e histórico herdado dos nossos antepassados e o resgate de nossa cultura.
Dentro das religiões de Matriz afrobrasileiras existem um jeito diferente de rezar, além da crença na existência dos orixás, inkices , caboclos, pretos velhos, exus, todos rezam através de cânticos, danças e muito toque de tambores.
O presente acontece carregado de fé e devoção , a celebração a orixá feminino da doçura, fazem da retomada do evento que acontece há 3 ªanos, vem crescendo a mobilização a cidade de Guaíba, recriando as festas de Oxum que foi originada pela Yalorixá Mãe Dalila de Odé.
As evidências , provam que é preciso lutar , para garantir as conquistas da religião afro, as Comissão permnente e impulsora da Semana Municipais da Umbanda e das Religiões de Matriz Africana que são os responsáveis pela garantia de manter os simbolos sagrados, como a pedra de Xangô e Gruta de Oxum em resquardo e respeito público.
Mãe Geni de Iemanjá, Mãe Bere de Oxum e Mãe Carmen de Oxum
A Mãe Oxum é de Todos
Tal afirmativa é possível constatar não só em palavras, mas tambem em atitudes, demosntrada pela expressiva participação de inúmeras casas, comprovando o
Mãe Carmen de Oxalá, diz que o grande segredo é o comprometimento com a causa religiosa , depois o diálogo, trabalho em equipe, que vem sendo realizado no municipio de Guaíba por diversas casas de religião que integram as comissões, da Lei Municipal da Semana da Umbanda e Religiões de Matriz Africana , executada há 12 anos e os seminários realizados, a Pedra de Xangõ e a Gruta de Mãe Oxum da Praia da Alegria, é mais dos efeitos, não restam dúvidas de que vem transformando a história do proceser religioso dentro de Guaiba.
As fotos não mentem a festa foi um sucesso grandioso, este ano registrou o maior número de pessoas autoridades .
TAMBORES DE TODAS AS NAÇÕES RUFARAM EM HOMENAGEM A MÃE OXUM EM GUAÍBA
A noite de 5 de dezembro de 2010 ,nasce o marco histórico da união dos religiosos da cidade de Guaíba, todas as casas , nações que participara,m contribuiram para a belissima realização Não importa a lingua com que ela é chamada, o que imposta é que ela esta respondendo em todas as nações e em algumas religiões como Vamos fazer um registro deste fato histórico, quais foram as nações que no ano de 2010 bateram tambores, cantaram, dançaram para Oxum
NO FINAL DO XIRÊ AS FOTOS DE RECORDAÇÂO
Acompanhe exposição de Fotos no Flick
Veja no Yotube a fala de todos os religiosos que se fizeram presentes no IIIª Xirê de Mãe Oxum da Praia da Alegria
III ª CARREATA DE MÂE OXUM DA PRAIA DA ALEGRIA SAI DA ASSOBECATY
SAIDA
Tia Alice da cidade de Pelotas e Niara de Oxalá , filha de Mãe Carmen de Oxalá, aproveitam os minutos que antecede a saida da IIIª Carreata de Mãe Oxum da Praia da Alegria , da sede da ASSOBECATY ( Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá ) rumo ao Balneário Alegria .
Mãe Mariazinha de Oxum
Mãe Cristiane de Oxum
Apoio da Brigada Militar
Maria José de Oxum , de Pelotas
Junior de Bará e Priscila de Oiá
Nos momentos que antecedem a procissão os foguetes, o toque de atabaque e o adjá anunciam que iníciam as primeiras homenagens do ano 2011 para Mãe Oxum da Praia da Alegria.
A saída de Mãe Oxum , um ano de trabalho, intenso, tenso e o mais importante vitorioso, visto pela adesão das casas religiosas.
Cerca de I6 terreiros puxaram a carreata, Pai Roni de Ogum , Mãe Mariazinha de Oxum , Pai Ricardo de Oxum, Mãe Bere de Oxum, Mãe Carmen de Oxum , Mãe Cristiane de Oxum, Pai Ricardo de Ossanha( Santa Maria ) Mãe Viviane de Ogum, Mãe Libia de Yemanjá acompanhada de Pai Netinho e Mãe Sueli, .
Juntos estamos reconstruindo o patrimônio Cultural. E com muita fé buscamos o respeito ao nosso Patrimônio Imaterial;
Este é um dos momentos mais esperado: o início da Carreata , a Oxum sai pelas ruas da cidade de Guaíba, a partir deste momento, pelo terceiro ano consecutivo carros e bandeiras amarelaram as ruas da cidade de Guaíba, na noite domingo, 05 de dezembro , durante a III ª CARREATA DE OXUM DA PRAIA DA ALEGRIA , evento organizado pela Assobecaty, e sustentado pela Comissão Permanente da Semana da Umbanda das Religiões de Matriz Africana foi realizado por diversas casa de religião afro do municipio, com apoio da Prefeitura Municpal de Guaíba, através da Secretaria de Turismo e Cultura (SETUDEC).
Ao chegar no Balneário , fomos surpreendidos estava o terreiro de Mãe Iná de Xango, aguardando Mãe Oxum
Para falar com Mãe Carmen de Oxalá
Contato: maecarmendeoxala@hotmail.com
Assobecaty: (51) 30556655- 84945770
Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Iemanja
Rua Wenceslau Fontoura n. 226 – Jardim Santa Rita- Guaiba, RS- Brasil, Fone (51) 30556655, email ;assobecaty@hotmail.com
Revista Conexão Afro:
conexaoafro@gmail.com
sábado, 4 de dezembro de 2010
Sai amanhã a III ª Carreata e Xirê de Mãe Oxum da Praia da Alegria
Pela terceiro ano consecutivo vai acontecer amanhã a carreata organizada pelo meu Ilê , celebrando o dia de Oxum.
A saída será às 19 horas de onde fica a imagem de Mãe Oxum da Praia da Alegria em direção ao balneário.
A data faz uma homenagm à memória da ialorixa Dalilã de Odé, que realizou o assentamento de Oxum na praia , após sua morte o monumento entrou em esquecimento, tanto pela comunidade religiosa como o poder público, onde passaram-se 20 anos de invisibilidade .
Vale lembrar que tudo começou no ano de 2007, durante o Iº Seminário de Religião de Matriz Africana e Meio Ambiente, na Assobecaty( Associação Beneficente Cultural Africana Tempo de Yemanjá) , respaldada pela Comissão Permanente da Semana da Umbanda e das Religiões de Matriz Africana, assume a luta pela recuperação do monumento, enquanto não acontece pela falta de vontade politica, a casa da Ialorixá esta como depositária fiél da imagem.
A batalha contagia demais casas religiosas do municipio de Guaíba, e faz deste ato um resgate histórico, pela construção do patrimônio cultura, em prol da valorização ao patrimônio imaterial.
Para falar com Mãe Carmen de Oxalá
Contato: maecarmendeoxala@hotmail.com
Assobecaty: (51) 30556655- 84945770
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
II SEMINÁRIO DO iNSTITUTO NACIONAL DE TRADIÇÃO E CULTURA AFRO- BRASILEIRO- SÃO PAULO
PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
DIA 27/11
12H – CHEGADA DAS COORDENAÇÕES E CONVIDADOS NO AEROPORTO DE CONGONHAS E TRANSLADO PARA O NOVOTEL JARAGUÁ CONVENTION
13H - CHECK IN NO HOTEL
14H - ALMOÇO
18H - JANTAR
19H- SAÍDA PARA CENTRO CULTURAL AFRICANO
19H30– ABERTURA CULTURAL DO I ENCONTRO DE COORDENADORES ESTATUAIS – HAPPY HOUR COM POCKET SHOW DE MPB
20H INÍCIO OFICIAL DO EVENTO COM A APRESENTAÇÃO DOS MESTRES DE CERIMÔNIA C/COMPOSIÇÃO
DA MESA COM AS COORDENAÇÕES DO INTECAB DE SÃO PAULO E NACIONAL EM NOME DE EGBONY CONCEIÇÃO REIS DE ÒGÚN E AGBAGIGAN EVERALDO CONCEIÇÃO DUARTE
APRESENTAÇÃO DAS AUTORIDADES PRESENBTES:
- MINISTRO ELÓI FERREIRA DA SEPPIR
- PRESIDENTE ELISA LUCAS DO CONSELHO ESTADUAL E PARTICIPAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE NEGRA
- COORDENADORA ROSELI OLIVEIRA DE POLITÍCAS PARA POPULAÇÃO NEGRA E INDÍGENA DO ESTADO DE SÃO PAULO
- SECRETÁRIO PAULO VANUCCI DA SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS
- PRESIDENTE IVO MIGUEL EVANGELISTAS SANTOS DO CONSELHO MUNICIPAL DE PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NEGRA DE SANTOS
- DEPUTADO FEDERAL VICENTINHO
- DEPUTADO ESTADUAL BETO TRÍCOLI
CANTOS: HINO NACIONAL
CANTO DA NEGRITUDE INTEPRETADO PELO PROFESSOR EDUARDO DE OLIVEIRA
CANTO DO CANDOMBLÉ INTEPRETADO PELO CONSELHEIRO RELIGIOSO FRANCISCO D´ OXUM
CANTO DA UMBANDA INTERPRETADO PELO PAI ÉLCIO DE OXALÁ DA ESCOLA DE CURIMBA
ABERTURA RELIGIOSA
PRINCIPE DIRETOR ODUNBA ADEKUNLE ADENROMU E PRESIDENTE DO CENTRO CULTURAL AFRICANO
SAUDAÇÃO DE BOAS VINDAS
COORDENADORA ESTADUAL DO INTECAB DE SÃO PAULO EGBONMY CONCEIÇÃO REIS DE ÒGÚN
PRONUNCIAMENTO DAS AUTORIDADES SOBRE O TEMA: “AS CULTURAS RELIGIÕES AFRICANAS, SUAS RECRIAÇÕES E CONTEXTUALIZAÇÃO NO TERCEIRO MILÊNIO NO BRASIL NO MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA
PRONUNCIAMENTO DA CONSELHEIRA RELIGIOSA IALORIXÁ ADA DE OMOLÚ UMA DAS FUNDADORAS E RESPONSÁVEL PELA CRIAÇÃO DO INTECAB/SP
HOMENAGENS AS YALORIXÁS MAIS VELHAS DO INTECAB
BAILARINA KIUSAN DE ODÉ FARÁ C/ HOMENAGEM A IALORIXÁ JUJU DA ÓXÚN
VICE- COORDENADOR DO INTECAB –SP E MEMBRO FÓRUM INTERRELIGIOSO DA SECRETARIA DE JUSTICA BABALORIXÁ ROZEVALDO DE OXUMARÊ C/ HOMENAGEM A YALORIXÁ RAIDALVA DE OMOLÚ
NAFRO – PMS DO AXÉ – RAIMUNDO JOSÉ SOUZA C/ HOMENAGEM YALORIXÁ ANA DE OGÚM BII
HOMENAGEM IN MEMORIAM
OS FAMILIARES RECEBERÃO ESTA HOMENAGEM DE:
COORDENADOR NACIONAL DO INTECAB AGBAGIGAN EVERALDO CONCEIÇÃO DUARTE HOMENANGEARÁ TOY VODUNNÚN FRANCELINO DE SHAPANAN – EX-COORDENADOR ESTADUAL DO INTECAB/SP
CONSELHEIRO RELIGIOSO TATA NIQUISSI TOLOSSINAMBÊ HOMENAGEARÁ TATA NIQUISSI CACEMIN – EX-CONSELHEIRO RELIGIOSO DO INTECAB/SP
CONSELHEIRA RELIGIOSA YALORIXÁ ANA DE ÒGÚN HOMENAGEARÁ BABALORIXÁ OMINERENAN – CONSELHEIRO RELIGIOSO DO INTECAB/SP
ENCERRAMENTO
FALA DO COORDENADOR NACIONAL DO INTECAB AGBAGIGAN EVERALDO CONCEIÇÃO DUARTE
COQUETEL AO SOM DE MPB
23H30 – SAÍDA PARA ILÊ MAROKETU AXÉ OXUM EM COMEMORAÇÃO DE 70 ANOS DE INICIAÇÃO DA CONSELHEIRA RELIGIOSA YALORIXÁ JUJU DE ÒXÚN
DIA 28/11
8H ÀS 10H CAFÉ DA MANHÃ NO HOTEL
11H VISITA AO MUSEU AFRO BRASIL: “EXPOSIÇÃO DO MESTRE DIDI” FUNDADOR DO INTECAB NACIONAL
14H ALMOÇO HOTEL JARAGUA CONVENTIONS
16H CENTRO CULTURAL AFRICANO: APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DAS COORDENAÇÕES ESTADUAIS COM REUNIÃO DA COORDENAÇÃO EXECUTIVA
17H ÀS 17H30: COFFEE BREAK
17H30 ÀS 20H30: FINALIZAÇÃO DOS TRABALHOS
DIA 29/11
8H ÀS 10H CAFÉ DA MANHÃ NO HOTEL
11H VISITA A SEDE DO INTECAB/SP - SANTANA
13H ALMOÇO
14H30 CENTRO CULTURAL AFRICANO: APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS INTECAB/SP E O NÚCLEO DO INTECAB DA BAIXADA SANTISTA
16H30 ÀS 17H: COFFEE BREAK
17H ÀS 21H30: CÍRCULO DE DEBATES E APRESENTAÇÃO DE VÍDEOS
DIA 30/11
ENCERRAMENTO E RETORNO DAS COORDENAÇÕES E CONVIDADOS AOS ESTADOS
ORGANIZAÇÃO: COORDENAÇÃO GERAL DO EVENTO INTECAB/SP
sábado, 27 de novembro de 2010
Iº Dia do Seminário Intecab - SP- 70 Anos de Mãe JuJu de Oxum
Depois do coquetel do INTECAB, partimos para a
segunda atividade da programação, render homenagens aos 70 anos de feitura de Mãe JUJU D’OXUM, pela passagem dos 70 anos de Oxum. Os rituais religiosos do Candomblé iniciaram no dia 19 e se estenderam até dia 27 de novembro 2010, quando centenas de afro-religiosos, entre autoridades e filhos de santo, visitaram o Ilê Maroketu Axé Oxum para ver a Iyalorixá completar sete décadas de iniciação na religião dos
Orixás.Conheci, a yalorixá Juju de Oxum, em 1999, no II Alaidê Xirê , ocasião que representei minha Mãe Iyá Quina de Yemanjá, na cidade de Salvador.
Voltar a ver Mãe Juju, neste momento, tão especial é muito dignificante para mim, observei que o tempo não modificou o seu sorriso com sensação de liberdade, sua personalidade fortemente marcada por expressar em suas atitudes espirito de companheirismo, união e preocupação com o bem estar do outro. Assim, percebi, há 12 anos atrás , assim voltei a reecontrá-la. Egbomi Conceição, uma parte da delegação e os coordenadores estaduais do INTECAB, estivemos lá para , celebramos juntos, com alegria esse momento. Ao mesmo tempo, pedir abença do orixá do amor e da beleza com fé .
Foi um cerimônia que ficou evidenciado a força e a resistência da mulher como mantenedora e propulsora de uma comunidade religiosa e, principalmente, da Iyá Juju de Oxum como a Grande Anciã do candomblé de São Paulo.
A Egbomi Conceição Reis de Ogum, diz “Mãe Juju é da familia intecabiana, possui na capital paulista , assumiu em São Paulo a casa que seu pai biológico , Nezinho da Muritiba, que havia construindo em Sapopemba”.
domingo, 21 de novembro de 2010
ABERTURA DA SEMANA MUNICIPAL DA UMBANDA e RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA - GUAIBA-RS (NOITE)
OS EXUS SÂO OS QUE SÃO SAUDADOS NA NOITE DE ABERTURA DA SEMANA DA UMBANDA DA CIDADE DE GUAIBA
A continuação da programação da Semana Municipal da Umbanda e Religiões de Matriz Africana no municipio de Guaiba, do dia 22 de novembro 2010. A noite Pai Roni de Ogum e Pai Ricardo e Sociedade Beneficente Jurma Flecheiraxeira Fraternidade, que é dirigida por Mãe Nilza, os terreiros que realizaram o toque para os Exus na Praça Gastão Leão ( Praça da Bandeira) já Mãe Carmen de Oxalá diretora espiritual da ASSOBECATY – Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá não trabalhou mais passou lá para prestigiar.
domingo, 14 de novembro de 2010
AJEUM NA ASSOBECATY PARA O GRUPO DE CAPOEIRA MUZENZA
Assobecaty no dia 14 de novembro , serviu como palco da atividade da semana da consciência negra em uma parceiria com o Grupo de Capoeira Muzenza, recebendo os convidados do 2º Encontro de Capoeira Jogando pela Vida , entidade ofereceu um AJEUM , uma deliciosa refeição no horário do almoço, recebendo os mestres de todo o pais, que valorizam a cultura negra, com o jogo capoeirista.
O evento proporcionou troca, reflexão crítica da realidade e afirmação positiva dos valores culturais negros pertencentes a nossa sociedade. Os terreiros são espaços carregados de valores civilizatórios africanos, sociais por esses fatores que é também no terreiro que se deve propiciar a reflexão crítica sobre esses valores, bem como abrir um leque de discussões em torno da diversidade cultural existente em nosso país, a fim de que essa diversidade seja respeitada e valorizada.
Dentro da proposta de aproximar o Ilê com outras formas de resitência cultural para buscar a valorização da cultura afro-brasileira, mãe Carmen de Oxalá e alguns filhos envolveram-se na realização de um cardápio rico em variedades com diferentes. sabores do sul, para agradar os convidados do mestre Trovão.
"Que a água seja refrescante. Que o caminho seja suave. Que a casa seja hospitaleira. Que o Mensageiro conduza em paz nossa Palavra." Benção Yorubá"
O encontro dos atores da capoeira com a religiosidade da Assobecaty, foi repleto de significados, sendo possível identificar a ultilização de recursos como os valores civilizátórios africanos. Da apresentação pessoal , assim , como a expressão da memória de cada Grupo com as narrativas, através da oralidade que enunciava a memória permanente de uma rebelião histórica, pois os conflitos da capoeira e da religião, não se apresentam muito diferentes, como a necessidade de terem uma voz de liberdade, que o povo negro desde os primeiros círculos ao redor do fogo, a voz humana é pontífex entre os indivíduos e entre estes e a divindade.
."Eu seria uma pessoa pobre se não fosse capaz de produzir histórias, de fazer da minha própria vida uma narrativa que posso emendar, apagar e enfeitar." Mia Couto"
A elaboração e desenvolvimento desse projeto visam a atender dois pré-requisitos básicos: o exercício da cidadania e vivência dos valores através da apropriação da arte e da cultura, como ferramentas necessárias para estar num mundo formado por sociedades que usam o preconceito como instrumento das esferas de diferenças sociais e, ainda, o resgate da herança africana, cuja história fora esquecida e ignorada ao longo do tempo.
O evento teve a finalidade de favorecer a interação e apresentar a causa emergente , a história dos dois patrimônios imaterias, a Gruta de Oxum da Praia da Alegria e a Pedra de Xango , dois cartões postais da cidades qiue estavam em invisiblidade e há 3 anos Assobecaty, trava uma luta com os gestores municipais para a valorização e revitalização destes espaços, ao ouvir atentamente a história os visitantes fizeram questionamentos e também tiraram fotos com a Imagem que a entidade e sua representante legal são depositários fiéis.
A idéia é que nunca mais sejam esquecidos estes monumentos, O mais importante mesmo, foi ver a emoção e alegria dos capoeirista e religiosos, esses agentes culturais ao serem homenageados tiveram o reconhecimento do seu trabalho na cidade de Guaíba .
Mestre Jêjê com seu notório saber , o saber dos mestres da capoeira e suas história de mestres populares trouxe o relatou de sua trajetória na capoeirista.
Mas a descontração veio mesmo com os contos do Mestre Jaguara , contou a sua história de vida e sua ligação com a religião.
O busca longe chamava a tenção pelo fisico bem delineado, falou de seu percurso da capoeira em São Paulo.
Mestre Jêjê com seu notório saber , o saber dos mestres da capoeira e suas história de mestres populares trouxe o relatou de sua trajetória na capoeirista.
Mestre Cabeça , rememorou a parceria que realizou no ano de 2007, com a entidade de Mãe carmen , que a parceria rendeu três evento,
Foi um momento marcante de respeito , resignificação e resgate. Não foi somente um resgate da memória ancestral de africa mitica, sim, um resgate de consciência , resgate da auto-estima , mas foi para vermos nossas ações transformadoras, projetando o principio da coletividade, da troca da partilha como prática fundamental e essencial para mudar as pessoas e, conseqüentemente, a sociedade.
O Mestre Trovão , não pode ficar na Assobecaty estava atendendo outra parte do evento,
A anfitriã aproveitou um momento para apresentar o regate da entidade do território negro que existe no municipio, Pedra de Xangô e Gruta de Mãe Oxum a importância e valorização da cultura negra dentro da cidade, criando espaços para manifestações artísticas que proporcionem reflexão crítica da realidade e afirmação positiva dos valores culturais negros pertencentes a nossa sociedade é a proposta da Comunidade de Terreiro tradicional afirmar um olhar, para a vivência do negro dentro da religião e na sociedade Guaíbense, situação cada vez menos comum na contemporânidade. Também salientou a importante presença de alguns filhos e voluntários que trabalharam para o êxito deste evento no domingo dia 14, com carinho e uma dedicação impressionante por acreditar na importância e necessidade de uma interação com o diálogo permanente.
O êxito deste evento, que marca a Semana da Consciência Negra do Municipio de Guaiba, no estado do Rio Grande do Sul, só foi possível, por contar com a responsabilidade dos meus filhos de santo, o comprometimento com a causa, é que faz da ASSOBECATY ( Associaçõa Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá) ser reconhecida nacionalmente como um espaço que detém o axé dos orixás e um pólo de ressistência. Greice Hellen minha filha biológica, Denise de Iemanjá, Raissa, Priscila de Oiá, e Psicologa Debora Lucia voluntária responsável pelo serviço da Assobecaty- psicologia.
Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Iemanja-Rua Wenceslau Fontoura n. 226 – Jardim Santa Rita- Guaiba, RS- Brasil, Fone (51) 30556655, email ; assobecaty@hotmail.com
Falar com Mãe Carmen de Oxalá (51) 97010303 - 84945770 maecarmendeoxala@hotmail.com