OLHA ELA AI !!! Linda, Exuberante, Sagrada !! Esta é a Pedra de Xangô, localizada na Praia da Alegria no município de Guaíba. No dia 27 de setembro acontece o 7º ALUJÁ NA PEDRA DE XANGÔ -Está em Eventos Turísticos Secretaria .www.turismo.rs.gov.br/evento/361/7 -aluja-na-pedra-de-xango .Festa que reconstrói o patrimônio cultural, exaltar a Pedra, símbolo natural do Orixá Xangô. No dia seguinte acontece,atividades, Roda de Conversa, oficinas ..
terça-feira, 23 de setembro de 2014
Axé, Arte , Exposição e Alujá na Pedra de Xangô , em Guaiba !
Axé, Arte , Exposição e Alujá na Pedra de Xangô !
Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá é uma casa de tradição e organização da sociedade civil organizada, isso é uma casa de tradição ancestral com compromisso cultural e social, de agregar valores como identidade, respeito ao feminino negre dentro do “Axé do Sul” , e pertencimento. Vem fazendo uma revolução com sua forma de fazer e viver de acordo com o sistema cultural africano. A exemplo, dia 27 de setembro, promove o 7º ALUJÁ NA PEDRA DE XANGÔ, festividade anual que homenageia Orixá Xangõ, com um toque especifico de atabaques. Neste ano, a partir das 9h da manhã, iniciam as atividades, um cárdapio cultural que envolve, 1 ano de aniversário do Ponto de Cultura Ilê Axé Cultural, Lançamento do Projeto Batuque do Sul Promovendo a Vida, Roda de Conversa, mostras culturais e exposição. A noite, é um dos momentos mais esperados, acontecem as manifestações das autoridades civis e religiosas, na sequência, se dá o início das cânticos e preceitos sagrados de saudação, ao Orixá Xangõ o grande ALUJÁ, toque de tambores em frente a Pedra de Xangô que fica localizada na Praia da Alegria, Guaíba, RS, Brasil.
Kaô Kabecilê Orixá Xangô!!!
Confira o cardápio Cultural:
PROGRAMAÇÃO DO 7º ALUJÀ NA PEDRA DE XANGÔ
ABERTURA - Sábado 27 de Setembro
10h Abertura da Exposição “ ORIXÁ XANGÔ “ Sob o Olhar do artista Pai Beto de Xangô
12:00 AJEUN
14:00 Abertura da Exposição “ PEDRA DE XANGÔ EM GUAÍBA- Conhecer para Preservar “
15:00 min Roda de Conversa Alimento, Saúde, Cultura, Território é SAGRADO para povos e comunidades tradicionais . com o Cacique Tekoá Pindó Poty e Cacique Roberto Ramires
16:45 AJEUN
18 : 00 Lançamento do Projeto Batuque do Sul Promovendo a Vida
Tenda 2 - Coquetel Afro
19: 45 Celebração do 1º Aniversário do Ponto de Cultura Ilê Axé Cultural
Roda de Capoeira - Grupo de Capoeira Guarda Negra - Tenda 1
20: 15 Inicio do 7º ALUJÁ NA PEDRA DE XANGÕ
Manifestações das autoridades civis e religiosas
Abertura Toque Sagrado
Domingo- 28 /09
9:00 Continuam aberta as Exposições
Tenda 1 - PEDRA DE XANGÔ EM GUAÍBA- Conhecer para Preservar
Tenda 2 - ORIXÁ XANGÔ Sob o Olhar do artista Pai Beto de Xangô
Sala de espera com a projeção das imagens do 7º Alujá na Pedra de Xangô
10:00 Atividade : Yás e Babás tragam suas memórias sobre a Pedra de Xangô que o Ponto de Cultura Ilê Axé Cultural grava em Audiovisual.
16: 30 Encerramento do 7º Alujá na Pedra de Xangô
REALIZAÇÃO
ASSOBECATY - Ponto de Cultura Ilê Axé Cultural
COMISSÃO DE CASAS ORGANIZADORA
Centro de Umbanda Ogum e Yansã
Centro de Umbanda Ogum Yará
Centro de Umbanda Jurema do Leão
Ilê Ayê Oxum Ibedi
Sociedade Afro Brasileira Reino de Oyá e Xangò
Sociedade Beneficente Nossa Senhora da Conceição
APOIO INSTITUCIONAL:
Prefeitura Municipal de Guaíba
Secretaria Municipal de Turismo e Cultura
Secretaria Estadual de Cultura
Secretária Estadual de Saúde
APOIO DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS
Comunidade Quilombola Familia Fidelix
Comunidade Remanescente de Quilombo Familia Machado
Associação dos Moradores da Comunidade Sete de Setembro
Comunidade Guarani de Charqueadas - Cacique Cláudio Acosta e Tekoá
segunda-feira, 22 de setembro de 2014
domingo, 21 de setembro de 2014
TAMBORES IRÃO RUFAR NA 7ª EDIÇÃO DO ALUJÁ NA PEDRA DE XANGÓ
Sábado os TAMBORES IRÃO RUFAR NA 7ª EDIÇÃO DO ALUJÁ NA PEDRA DE XANGÓ, esta com nova visão tem como foco a valorização da diversidade, das expressões e dos valores culturais. Tem toque de atabaques, aniversário do Ponto de Cultura ilê Axé Cultural e Lançamento do Projeto Batuque do Sul Promovendo a Vida.
TAMBORES IRÃO RUFAR NA 7ª EDIÇÃO DO ALUJÁ NA PEDRA DE XANGÓ
Sábado os TAMBORES IRÃO RUFAR NA 7ª EDIÇÃO DO ALUJÁ NA PEDRA DE XANGÓ, esta com nova visão tem como foco a valorização da diversidade, das expressões e dos valores culturais. Tem toque de atabaques, aniversário do Ponto de Cultura ilê Axé Cultural e Lançamento do Projeto Batuque do Sul Promovendo a Vida.
sábado, 20 de setembro de 2014
TAMBORES IRÃO RUFAR NA 7ª EDIÇÃO DO ALUJÁ NA PEDRA DE XANGÓ
Sábado os TAMBORES IRÃO RUFAR NA 7ª EDIÇÃO DO ALUJÁ NA PEDRA DE XANGÓ, esta com nova visão tem como foco a valorização da diversidade, das expressões e dos valores culturais. Tem toque de atabaques, aniversário do Ponto de Cultura ilê Axé Cultural e Lançamento do Projeto Batuque do Sul Promovendo a Vida.
sexta-feira, 19 de setembro de 2014
Blocos afro realizam oficinas voltadas para cultura negra em Salvador; veja
19/09/2014 09h21 - Atualizado em 19/09/2014 09h23
Interessados devem ter a partir de 16 anos; eles terão transporte e lanche.
Cada entidade será responsável por 5 oficinas e cursos vão durar 6 meses.
Do G1 BA
Ilê Aiyê é uma das entidades que vai realizar
(Foto: Thiago Lima/Divulgação)
Os blocos Cortejo Afro, Filhos de Gandhy Ilê Aiyê, Malê Debalê e Muzenza realizam 25 oficinas em Salvador com o objetivo de abordar diversos aspectos da cultura e tradição afro. O lançamento da Plataforma Mundo Afro será na terça-feira (23), a partir das 10h, na sede da Coelba, em Narandiba.
As inscrições acontecem até sexta-feira, dia 26 de setembro e podem ser realizadas nas sedes dos blocos e no Centro Social Urbano da Liberdade. Os interessados terão ajuda de custo para transporte, além de lanche. A iniciativa busca atingir jovens e adultos a partir de 16 anos - pertencentes às comunidades interna e externa das instituições integrantes.
Cada entidade será responsável por cinco oficinas, com turmas compostas por 30 alunos, que vão durar seis meses. A formação também inclui aulas sobre história das entidades, história afro-baiana, sustentabilidade, meio ambiente e empreendedorismo, além das aulas sobre o uso racional e seguro da energia elétrica.
Sobre Mundo Afro
Mundo Afro é uma iniciativa que se desdobra em muitas ações e tem como protagonistas cinco importantes matrizes da cultura de Salvador, além de artistas e produtores parceiros. Ancorado na criatividade e mobilização empreendedora, o projeto deu o ponta-pé inicial entre janeiro e março de 2014 nos ensaios pré-carnaval e durante o Carnaval de Salvador. O objetivo foi valorizar a produção artística desses blocos com novos produtos e parcerias. Outras ações - como festivais, mostras e shows coletivos - estão previstas na plataforma. Confira abaixo as oficinas oferecidas por cada entidade:
Cortejo Afro
São ofertadas os seguintes títulos: percussão; design de moda; desenho e criação de estampa; corte e costura e novos conceitos para estética. Inscrições: Pelourinho (Ladeira da Ordem 3º de São Francisco - 6C) e Conjunto Pirajá 1 (via local 2 - Caminho 31, n. 5 - Rua Mário Lago) das 13h às 18h. As oficinas acontecerão no Instituto Oyá, em Pirajá. Contato: (71) 3482-5352
Filhos de Gandhy
As oficinas disponíveis são: percussão; corte e costura; adereços e turbantes; yorubá e canto. Inscrições: Sede Gandhy (R. Gregório de Matos – Pelourinho), das 13h às 18h. Contato: (71) 3321-7073
Ilê Aiyê
As seguintes oficinas serão realizadas na Senzala do Barro Preto (Curuzu): percussão; regência percussiva; dança afro; estética afro e canto. Inscrições: Sede Ilê Aiyê (Rua Direta do Curuzu, 228 – Liberdade), das 8h às 12h e das 14h às 16h30. Contato: (71) 2103-3411/3400
Malê Debalê
As oficinas ofertadas - na sede do bloco em Itapuã - são: percussão; customização de acessórios Malê; dança; estética afro e cultura hip hop. Inscrições: Sede Malê Debalê (Rua Direta do Abaeté, s/n – Itapuã), das 9h às 12h e das 13h às 17h. Contato: (71) 3285 1771
Muzenza
No Centro Social Urbano da Liberdade serão oferecidas as oficinas: percussão; dança afro; estética afro e canto; a oficina de corte e costura será realizada na Instituição Eterna Juventude, no Pelourinho. Inscrições: CSU da Liberdade (Estrada da Liberdade, 100), das 9h às 12 e das 14h às 17h. Contato: (71) 3117-1409 / 8896-7026)
NOTA DE FALECIMENTO- MÃE SISSA DE OGUM ADIOLÁ
http://grandeaxe.com.br/component/content/article/3677-nota-de-falecimento-mae-sissa-de-ogum-adiola
NOTA DE FALECIMENTO- MÃE SISSA DE OGUM ADIOLÁ
Com pesar, informamos o falecimento de Mãe Sissa de Ogum Adiolá, ocorrido hoje, 19 de setembro de 2014.
Mãe Sissa pertencia a Nação Jêje, tinha mais de 50 anos de Asentamento de seu Orixá e era esposa do saudoso Pai Tureba de Ogum.
O sepultamento será as 16h, no Cemitério Jardim da Paz.
quinta-feira, 18 de setembro de 2014
OFICINAS DE CAPOEIRA
VALE O REGISTRO O 7ª ALUJÁ NA PEDRA DE XANGÔ NO CALENDÁRIO TURÍSTICO DO ESTADO
http://www.turismo.rs.gov.br/evento/361/7%EF%BF%BD-aluja-na-pedra-de-xango
7ª ALUJÁ NA PEDRA DE XANGÔ
Município
Guaíba
Data Início
27/09/2014
Data Fim
28/09/2014
Horário
9h às 22h
Período
sábado e domingo
Descrição
Festa que reconstroi o patrimônio cultural, exaltar a Pedra, símbolo natural do orixá Xangô. No dia seguinte acontece,atividades, Roda de Conversa, oficinas culturais, Encontro, temas de relevância para a cultura Afrodescendente.Sempre sedia um evento de relevância oficial. A cada ano cresce agora muito mais com a promoção do evento por conta do Ponto de Cultura Ilê Axé Cultural Assobecaty. Apoio da Secretaria Estadual de Cultura, Ministério da Cultura
Local
Praia da Alegria
Endereço
AV. Brasil esquina Rui Barbosa Praia da Alegria
Site
http://pedradexango.blogspot.com.br
pontoileaxecultural@yahoo.com.br
Âmbito
ESTADUAL
Frequência
ANUAL
Tipos
Religioso
Programação
Uma intensa programação cultural com a agenda com sons de tambores, atabaques e latas, dança, grafite, capoeira, oficinas e palestras sobre sustentabilidade da identidade dos povos de matriz africana no final um Alujá - Toque Sagrado na Pedra de Xangô.
Entidade Organizadora
Nome
Ponto de Cultura Ilê Axé Cultural - ASSOBECATY
assobecaty@hotmail.com
Telefone
(51) 3055-6655
Endereço
Rua. Wenceslau Fontoura n. 226
CEP
92500-000
quarta-feira, 17 de setembro de 2014
"III SEMANA ESTADUAL DE CAPOEIRA - III SECAP-RS" MAIS UM FINAL DE SEMANA CHEIO DE ATIVIDADES.
ABERTURA OFICIAL DA III SEMANA ESTADUAL DE CAPOEIRA -III SECAP-RS Peço que tragam seus alunos para enchermos o Plenarinho da Câmara de Vereadores de Porto Alegre.
Gostaria que cada Mestre, Professor e graduados que ministram aulas tragam de 10 a 15 alunos....
É NECESSÁRIO MOSTRAR FORÇA DE PARTICIPAÇÃO E MOBILIZAÇÃO!!!!!!
DATA - 19 DE SETEMBRO-SEXTA-FEIRA
HORÁRIO - INÍCIO 19 HORAS
Endereço- Câmara de Vereadores de Porto Alegre - Av. Loureiro da Silva, 255 - Centro, Porto Alegre - RS,
Plenarinho Ana Terra
CONTO COM VOCÊS!!!!!!!!
AXÉ...........
III SECAP 2014 III SEMANA ESTADUAL DE CAPOEIRA - CECORES NA RESTINGA MUITAS PALESTRAS TREINAMENTO FUNCIONAL,LEIS PARA A CAPOEIRA, DIDATICAS DE AULAS E MUITO MAIS, UMA PAUSA PARA UM CHIMARÃO E UM BATE PAPO COM MESTRE INDIO DA BAHIA( meu avo de capoeira),UM SABADO BEM PROVEITOSO
Bolívar Olùfé Favilla
terça-feira, 16 de setembro de 2014
Pastor diz que renuncia se tiver que recuar de orixás
Por: Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews0 - 16 de Setembro de 2014 - 09h58
O candidato a deputado federal pelo PRTB Pastor Elionai Muralha rebateu críticas de que teria praticado intolerância religiosa e afirmou que desistirá do pleito se a Procuradoria Regional Eleitoral e o Ministério Público Estadual decidirem que ele deve retirar sua proposta de "transposição dos orixás" de órgãos públicos, rios, lagoas e apas.
O secretário da executiva municipal do Partido Popular da Liberdade de Expressão (Pepelê), que reúne membros das religiões afro-brasileiras, Edmilson Sales e a Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro Ameríndia (AFA) anunciaram na semana passada que entraram com representações contra Elionai por "infração da legislação eleitoral e intolerância religiosa".
Ontem, o advogado do candidato, Rogério Matos, informou que entraria com um pedido nos dois órgãos para que as representações fossem "logo avaliadas" e acabasse "com a polêmica". "Essa é a minha bandeira. Se o Ministério Público deferir que eu devo retirar minha bandeira, não teria sentido em manter meu pleito. O MP vai ser assertivo na avaliação, considerando que eu não pratico ódio religioso. Meu tom (nos vídeos) é respeitoso. Tenho muito respeito pelo candomblé. Trato de isonomia na função social de órgãos e repartições que não podem atender a uma única crença", afirmou.
"Local público não pode ser confundido com local de culto. A Bahia é conhecida de uma única crença: o candomblé. Não tem cabimento".
sexta-feira, 12 de setembro de 2014
GRUTA DE MÂE OXUM DA PRAIA DA ALEGRIA GUAIBA. SOFRE ATO DE INTOLERÂNCIA RELIGIOSA!
GRUTA DE MÂE OXUM DA PRAIA DA ALEGRIA GUAIBA. SOFRE ATO DE INTOLERÂNCIA RELIGIOSA! Após, uma reunião com os Babas e Yás e lideranças , uma noite linda de compromissos e acordos e definições, ficou definido que hoje pela manhã, eu levaria Pai Beto na Pedra de Xangô, para planejar a decoração do espaço. Depois convidei Pai Beto para passarmos na Gruta de Mãe Oxum ! Encontramos os vidros da Gruta quebrado.
quarta-feira, 3 de setembro de 2014
Esta chegando o grande dia: Festa 30 anos de Pai Oxalá no Ilê de Pai Pity de Oxalá
Está chegando o grande dia, dia 13 de setembro de 2014, dia da Festa de 30 anos de Oxalá Bocum. Meu Pai, que Oxalá de vida longa a minha casa e a todos que levam os orixás no coração e no pensamento. Por isso contamos desde já com todos os Babas, Yás, filhos, amigos e simpatizantes.
Kí Òrìsà-nlá Olú àtélesé, a gbénon dídùn là Que o Grande Òrìsà, Senhor da sola dos pés, guie-nos aos benefícios da riqueza!
Adupê Pai Pitt de Oxalá
Dia; 13 /08 /2014
Local: Rua 33 Bloco 333 casa 16 Cohab Guaíba, tel. 93116844
segunda-feira, 1 de setembro de 2014
Iyalorixá Edelzuíta do ILÈ OBÁ N'LÁ publica carta aberta para a candidata à presidência da República Marina Silva
Rio de Janeiro, 01 de Setembro de 2014A candidata à presidência da República Marina Silva, meus respeitos, cada um com a sua fé. Religião é cultura e cultura é religião. Para os afrodescentes do Brasil, da tradição do Orixá, Umbanda, Quimbanda, Omolocô, Angola, Ketu, Jeje, Ijexá e outros, esta é a nossa fé!!! Quando a candidata diz que Candomblé é seita, só é seita por que nosso culto é a Deus e os Orixás. Orixás candidata, são os 4 elementos básicos da natureza. Água é Orixá feminino: Oxum, deusa da água doce. Yemonjá, deusa dos oceanos e Nanã a deusa da lama. Fogo: Xangô, é a pedra que se forma através de um raio que cai na terra... Chama - se EDUN ARA. Ogun é o ferro que também vai no fogo. Iansã também é a deusa do fogo e dos ventos. Obaluayê, Obá = Rei, Ayê = Terra: a terra nos dá o que comer, nos cria e depois voltamos para a terra. O ar que respiramos está ligado a Iansã e Oxalá que domina esse espaço entre o céu e a terra.
Candidata Marina, a pessoa que vos fala é a Mãe Edelzuita de Oxalá, quarta filha mais velha iniciada pela saudosa Mãe Menininha do Gantois. Eu, Mãe Edelzuita, nasci e me criei no Candomblé, cultuo uma pedra de Xangô que veio de um raio do céu para a terra. Essa pedra veio da África, da região do Daomé a 168 anos, e só com a minha pessoa a tenho à 72 anos. E por esse motivo senhora candidata eu não poderia deixar de me manifestar quando a senhora diz que o Candomblé não é religião. Sendo os Orixás os primeiros habitantes da terra que até então a presente data de 2014 eles se manifestam em trilhões e trilhões de seus fiéis. Candomblé é o culto à Deus e a natureza!!! A Mãe Edelzuita que nasceu e criou - se dentro do Candomblé não vê diferenças, pois Deus ao criar o mundo, não criou religiões, ele disse: " crescei e multiplicai." E também disse: " Amai uns aos outros." .... Por esse ensinamento que Deus deixou, eu sou do Candomblé, da Irmandade do Coração de Jesus e também Conselheira Nacional e Regional do Estado do Rio de Janeiro de uma congregação protestante.
Neste mundo temos que fazer a política da "boa vizinhança". Deixe o povo de Raízes e Matrizes Africana em paz. Não criamos política nem desavença com ninguém. Observe a Constituição e a Carta Magna de nosso país.
Atenciosamente, Iyalorixá Edelzuíta.