Representantes da Arutema falaram sobre o evento que ocorre nesta sexta-feira
Associação Rio-grandina de Umbandas e Terreiros de Matriz Africana (Arutema) irá realizar nesta sexta (31), a partir das 19h, no anfiteatro do HU, o Diálogo DST/Aids nos terreiros. O evento é direcionado para sacerdotes, dirigentes caciques e adeptos das religiões de matriz africana e umbanda, e contará com a presença da secretária Estadual de Saúde, Sandra Fagundes.
De acordo com o presidente do conselho deliberativo da Arutema, Fernando Tubino Vianna, com a realização do evento a associação busca trazer informações sobre DST/Aids numa linguagem mais acessível aos povos de terreiros. "A yalorixá Carmem de Oxalá, que está vindo de Assobecaty de Guaíba, é psicóloga e faz parte da Rede Estadual que debate esses temas. Ela tem uma linguagem direcionada a esse público", explicou Vianna.
O secretário da Associação, Alexandre Oliveira, lembrou que nesse primeiro ano de atuação da Arutema, foram realizadas ações e eventos buscando sempre trazer mais esclarecimentos aos povos dos terreiros. "Com apoio de nossos parceiros, buscamos levar mais informações, para que cada vez mais pessoas ser tornem multiplicadoras desses saberes", salientou Oliveira.
O Diálogo DST/Aids iniciará às 19h e contará, além da palestra da yalorixá Carmem de Oxalá, com a palestra do babalorixá Nei d´Ogum e da equipe da coordenação de prevenção DST/Aids do Rio Grande. Mais informações na fanpage no Facebook da Arutema
Por Eduarda Toralles
eduarda@jornalagora.com.b