Páginas

Origem

Por Quê Conexão Afro

Axé , Guaíba, axé, Brasil, axé, Mundo!
Por acaso você já parou para analisar o mapa do mundo? Não? Então olhe bem! O formato do Brasil não encaixa no formato da África? Claro que sim. dizem alguns que em épocas remotas, cataclismas separaram a terra. formando dois continentes como hoje se vê npo globo terrestre. Quem pode saber  se não foi mesmo .Existem tantos mistérios que a nossa compreensão não alcança. A própria religião africana tem segredos que mesmo os que a cultuam não alançam a sua totalidade.
Quem pode saber se os Orixás, com o tráfico, não se fizeram aquele  povo voltar a habitar a mesma terra… Afinal de contas , uma terra que sempre foi deles. Neste ponto entra o questionamento  do sofrimenro passado pelo povo africano. Por que os orixás permitiram que passassem tanto sofrimento nas mãos dos algozes senhores de engenho ?Não acabei de falar que existe mistérios insondáveis? E não desse incrível sofrimento., com os braços de chibatadas, que se originaram os nossos pretos-velhos, alijados e humildes de sabedoria infinita, que estão no noso meio para aliviar a dor  e esclarecer tantas dúvidas?
Africanos lá. escravos aqui;libertos lá, libertos aqui. Desses questionamentos, dessa necessidade resgatar, de aproximar o legado pelo povo africano nste pais com a origem surgiu o CONEXÃO AFRO. Em poucas palavras , quer se conectar o que foi separado. Unir, afinal de contas a cultura , religiosidade, o sagrado para sempre. Somos “Vivenciadores” da religião africana;somos portanto africanos na descendência, no sangue , na alma e na fé. Axé !
Somos todos irmãos na mesma crença;  acreditamos num mundo único, irmãos, fraterno, igualitário e justo.
Axé, povo afro-brasileiro! axé povo brasi-africano! axé povo latino afro Caribenho! Mãe Carmen de Oxalá