Páginas

sábado, 27 de novembro de 2010

Iº Dia do Seminário Intecab - SP- 70 Anos de Mãe JuJu de Oxum

 

Depois do coquetel do INTECAB,  partimos para a 100_0060segunda atividade da programação, render  homenagens aos 70 anos de feitura de Mãe JUJU  D’OXUM, pela passagem dos 70 anos de Oxum. Os rituais religiosos do Candomblé iniciaram no dia 19 e se estenderam até dia 27 de novembro 2010, quando centenas de afro-religiosos, entre autoridades e filhos de santo, visitaram o Ilê Maroketu Axé Oxum para ver a Iyalorixá  completar sete décadas de iniciação na religião dos 100_0058Orixás.Conheci,  a yalorixá Juju de Oxum,  em 1999,  no II Alaidê Xirê ,  ocasião que representei  minha Mãe Iyá Quina de Yemanjá, na cidade de Salvador.

Voltar a ver Mãe Juju, neste momento, tão especial  é muito dignificante para mim,  observei que o tempo não modificou o seu sorriso com sensação de liberdade,  sua personalidade fortemente marcada  IMG_0386por  expressar  em suas atitudes  espirito de companheirismo, união e  preocupação com o bem estar do outro. Assim, percebi,  há 12 anos atrás ,  assim voltei a reecontrá-la.  Egbomi Conceição, uma parte da delegação  e os coordenadores estaduais do INTECAB,  estivemos lá para , celebramos  juntos, com alegria  esse momento. Ao mesmo tempo, pedir abença do orixá do amor e da beleza com fé .

IMG_0392Foi um cerimônia que ficou evidenciado  a força e a resistência da mulher como mantenedora e propulsora de uma comunidade religiosa e, principalmente, da Iyá Juju de Oxum como a Grande Anciã do candomblé de São Paulo.
A Egbomi Conceição  Reis de Ogum, diz “Mãe Juju é da familia intecabiana, possui na capital paulista , assumiu em São Paulo a casa que seu pai biológico , Nezinho da Muritiba, que  havia construindo em Sapopemba”.

 

http://conexaoafro.wordpress.com