Páginas

sábado, 6 de julho de 2013

Altar para Oxum

Imagem de Oxum retorna à Praia da Alegria.

A imagem de Oxum que se encontrava no Museu Carlos Nobre, Centro de Guaíba, foi conduzida ao seu local de origem, na Praia da Alegria, pelo Corpo de Bombeiros, acompanhada por uma carreata de religiosos.

Na tarde do domingo, 30 de junho, foi realizada cerimônia religiosa, marcando a inauguração do novo altar de Oxum, construído a partir de reivindicações dos líderes da religião afro no Município.

O ato oficial de entrega da imagem da “Mãe Oxum” ao seu novo altar (foto) contou com a presença do prefeito Henrique Tavares, do vice Rogério Souza, de vereadores e autoridades religiosas.

De acordo com o Executivo Municipal, o local onde se encontra a imagem é um espaço que guarda a memória de Mãe Dalila, líder religiosa que esteve à frente da criação do monumento em 1972. Na época, ao ser colocada a imagem de Oxum, ocorreu a realização de um ritual, onde foram assentados os acutás (pedras sagradas), razão pela qual se tornou um monumento religioso sagrado e que possui raízes em manifestações ancestrais, constituintes da formação cultural do Brasil.

Foto: Antônia Teixeira

http://www.gazetacentro-sul.com.br/noticia.php?id=11058

Publicado em 6/7/13.