Páginas

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Rede Mocambos inicia as atividades da pajelancia no Odomodê

 

Primeiro Dia - Pajelança Núcleo Sul

No dia 22 de Outubro de 2013, tiveram início as atividades da pajelança quilombólica núcleo sul, depois da abertura com toque de tambor o mestre Paraquedas falou sobre a origem da povoação negra no sul: quando negras e negros escravizados eram desobediente e rebeldes um dos castigos era enviá-los para trabalhar no sul, por causa do frio e muitos morriam.

Por causa dessa miscelânea de pessoas de etnias distintas os cultos afro religiosos no sul tem elementos de vários povos.

Na sequência falamos sobre a situação da mulher negra afro religiosa no Brasil. Mãe Carmem, de Guaíba, trouxe um dado de um mapeamento do município de Guaíba , Rio Grande do Sul que aponta um número baixíssimo de mulheres negras como yalorixás entre o grande número de terreiros que existem por aqui, o dado afirma que o numero de mulheres negras esta extremente reduzidos.

Durante a tarde aconteceu oficina de rádio web com  Guinê Ribeiro, foi apresentado um programa livre para gravação e edição de áudio, o Audacity, gravamos uma vinheta como teste.

Simultâneamente houve no estúdio do Afrosul Odomodê a gravação de músicas e histórias com o mestre Paraquedas, Paulo Romeu, PC e com o grupo Black Confusion de Porto Alegre.