Páginas

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Mãe Carmen de Oxalá realiza lavagem da escadaria do TRF-4 (TRIBUNAL REGIONAL DA 4ª REGIÃO-RS), em julgamento histórico, centenas de Quilombolas do Paraná, Quilombo Paiol de Telha



Ao contrário do que acontece na Bahia, as lavagens das escadarias é um rito festivo. No  dia (19) segunda – feira,  Mãe Carmen de Oxalá foi solicitada, para  lavar as escadarias do  TRF-4 (TRIBUNAL REGIONAL DA 4ª REGIÃO -RS), como ato de suplica , proteção  dos orixás,  em defesa dos Territórios quilombolas. O julgamento é um fato inédito, estavam presentes centenas de quilombolas do Paraná,  para pleitear a decisão sobre a questão  do  Quilombo Paiol da Telha.
Foto: Inicio da  chamada dos Orixás
O chamamento do povo da rua para abrir os caminhos, ou seja, que  audiência transcorressem de forma pacífica e com exito, também foram invocação os orixás, os ancestrais para que houvesse  interferencia sagrada  no grande debate jurídico, sobre a titulação das terras quilombolas,  grande batalha entre   os que defendem a aplicação imediata da Constituição e os que exigem a aprovação de mais uma lei para que o art. 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) da Constituição Federal possa ser aplicado. no julgamento
Foto: Estamos iniciando a invocação aos orixás , aos ancestrais no julgamento histórico, será julgado a questão de terras , pela  Corte Especial do TRF-4 (TRIBUNAL REGIONAL DA 4ª REGIÃO-RS),Quilombo do Paiól da Telha.
O quadro é favorável à continuidade da atual política de política de titulação dos territórios quilombolas no Brasil, e em especial ao processo de titulação da comunidade quilombola Paiol de Telha, localizada no município de Reserva do Iguaçu/PR.
Foto: Subindo as escadarias do TRIBUNAL REGIONAL DA 4ª REGIÃO-RS, onde a Corte Especial do TRF-4 irá julgar uma questão de terras em julgamento histórico,, inicio do pedido aos Orixás para que seja  garantindo o Direito do Território Ancestral do QUILOMBO PAIÓL       DA TELHA !
Diferentemente da primeira audiência 26 11, onde Mãe Carmen,  também  realizou a lavagem das mesmas escadarias, hoje ela voltou, como sempre  vestidas a caráter toda de branco, trazendo outros  elementos de construção do ritual afro, para fazer ligação com o sagrado, subiu as escadas carregando pela mão direita uma criança,  ao ombro esquerdo  o jarro, com um tope branco, contendo  água de cheiro.
Foto
Não podia faltar, a vassoura para pedir ” Pai Xapanã varra o racismo institucional. Conceda o direito as terras dos QUILOMBOLA PAIOL da TELHA “
Foto
A lavagem das escadarias do TRF-4 tem sido uma manifestação de pedido de proteção, para a luta pelos direitos quilombolas, que se repete desde audiência ocorrida no dia 26/11/2013. Mãe Carmen chega até a escadaria,  ritualisticamente derrama água de cheiro , num gesto simbólico de purificação.
Foto: Axé Dr. Onir Araújo, Pai Xangô lhe abençoe para que o senhor continue essa grande luta Quilombola!
Abenção dos  orixás sob as forças  contráditórias que pairam  sob as necessidades de resolução favorável a Comunidade  Quilombolas do Paiól da Telha, foram pedido, foi lavado as escadarias, agora é só aguadar a resposta dos orixás durante a audiência. Axé Babá !