Páginas

domingo, 11 de setembro de 2011

EXPOSICAO FRONTEIRAS DO BAU EM RIO

7/09/2011 por Da Redação

O colecionador Vanderlen Amaral da Costa

Por:  JC Ernesto  (Texto e Foto)

A exposição ‘Fronteiras do Baú’ foi aberta oficialmente no dia 3 de setembro no Centro Cultural Roberto Palmiri, na cidade de Rio Claro, em São Paulo. Todo material exposto, cerca de duas mil peças, é resultado de um trabalho realizado pelo gaúcho Vanderlen Amaral da Costa, 74, que, durante mais de meio século, dedicou boa parte do seu tempo guardando fotografias, selos, cartões, recortes de jornais, revistas, livros, moedas do Brasil e de vários países africanos, documentos, entre outros, que relatam o passado do Negro do Sul do país, de outras partes do Brasil e do mundo. “É a primeira vez que tenho a chance expor todo esse acervo ao público”, conta emocionado.

Costa ressalta que poder divulgar a existência desse material é dar oportunidade à população de conhecer um pouco do que foi a vida do negro escravo gaúcho. “Quando iniciei a minha coleção sempre tive o intuito de um dia ter a oportunidade de mostrar a história do negro do Estado do Rio Grande do Sul, a outras regiões do Brasil. A participação de heróis, como, por exemplo, os Lanceiros Negros na Revolução Farroupilha, é praticamente desconhecida em outras partes do país. Muitos, absurdamente, chegam a pensar que no Sul, não existia negro na época da escravidão”, relata.

Inclusão do evento

Personalidades como Egbomy Conceição Reis de Ogum e o poeta e jornalista “Prof. Eduardo de Oliveira”, foram uns dos destaques do evento.

Egbomy Conceição Reis de Ogum e Vanderlen Amaral da Costa

Egbomy que é sacerdotisa candomblecista sugeriu a inclusão do evento no calendário do mês de novembro, já que no dia 20 é comemorado o Dia da Consciência Negra, acrescentando que seria muito importante esse acervo ser utilizado por estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, como objeto de estudo. “Existem muitos documentos importantes que retratam a história do negro, mas grande parte se encontra nas academias e não chegam ao conhecimento da maioria da população. Precisamos trazer a escola para conhecer essa história. Isso será um meio de divulgação e valorização do que temos. Além disso, será uma forma de desmistificar muitas coisas que pensam do nosso povo”, ressalta.

Os organizadores do evento Carmelita Maria da Silva e Vanderlon da Costa, que moram em Araraquara, agradecem o apoio que receberam da Assessoria de Integração Racial da Prefeitura de Rio Claro, para que o evento fosse realizado na cidade. “Realizar eventos como esse não é fácil, mas, mesmo assim, os frutos já começaram a aparecer. Em novembro será a vez da cidade de Jaú receber essa exposição. “Antes de Rio Claro, apresentamos a proposta do evento a outras cidades, mas não obtivemos nenhuma resposta. Porém, com muito esforço e dedicação, conseguimos chegar ao nosso objetivo, isto é, um verdadeiro trabalho de formiguinha que, aos poucos, faz com que atribuímos novos conteúdos à nossa história”, finaliza.

Carmelita Maria da Silva

O material ficará à disposição do público até o dia 23 de setembro no Centro Cultural Roberto Palmari – Rua 2, 2880 – Vila Operária – anexo ao Lago Azul – Rio Claro – São Paulo – Fone: (19) 3526 7171(Assessoria de Integração Racial).

Informativo

Personalidades:

Kizie de Paula Aguiar Silva – Assessora de Integração Racial da Prefeitura Municipal de Rio Claro

Divanilde Aparecida de Paula – Presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra de Rio Claro – CONERC
Sérgio Desiderá – Vereador da Câmara Municipal de Rio Claro
Ney Pignattaro Fina – Secretário Municipal de Cultura
Luiz Carlos Rodrigues Rezende – Curinga – Diretor de cultura e eventos populares
Egbomi Conceição – Presidente do INTECAB/SP
Professor Eduardo de Oliveira – Diretor Presidente do CNAB e Conselheiro da SEPPIR
Marcos Gomes – Presidente da Etiqueta Modelos e Manequins
Maria Lourdes Silva – Coordenadora do Grupo Folclórico de Congada e Tambú de São Benedito Rioclarense
Osni Fernandes – Músico – (Contemplou o evento tocando sucessos de artistas negros)

Vanderlen  Amaral da Costa – Colecionador e Curador da Exposição
Vanderlon Garcia da Costa – Organizador da Exposição
Carmelita Maria da Silva – Diretora Cultural do CNAB
Maria Teresa Arruda Campos – Superintendente do Arquivo Público Histórico de Rio Claro
Lucia Cristina Silva – Assessora da Secretaria Municipal de Governo
Nilza Theodoro – Professora Rede Municipal de Ensino
Dona Clarice Lemes Soares – Coordenadora dos Agenbtes de Pastoral dos Negros de Rio Claro
Glauco Souza Lobo – Presidente do Instituto Cultural de Pesquisas Ilu Aye Odara e Diretor da Revista Africaxé
Bell Rezende – Assessora de Referência e Atendimento a Mulher