Páginas

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Seminário sobre Diversidade Religiosa e Direitos Humanos

09 de setembro de 2011.

Prezados Senhores, Prezadas Senhoras!

A Ministra de Estado da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes, entendendo a importância da religião no contexto cultural e político brasileiro e no cenário mundial e os desafios da diversidade religiosa para as políticas públicas de garantia de direitos humanos, decidiu criar uma nova área de atuação da SDH/PR. Trata-se da Coordenação Geral da Diversidade Religiosa/CGDR.

Essa Coordenação tem promovido encontros, seminários, fóruns, visitas e diálogos com representantes do setor público e da sociedade civil para refletir e dar encaminhamentos sobre a implementação de uma política mais efetiva em relação às garantias da liberdade religiosa asseguradas na Constituição Federal (Art. 5º.). A diversidade religiosa apresenta, ao mesmo tempo, desafios suficientemente consistentes no que diz respeito ao respeito à liberdade religiosa e à laicidade do Estado e às demandas referentes à crescente intolerância religiosa no atual cenário brasileiro.

Neste sentido, viemos convidá-los para a participação no Seminário sobre Diversidade Religiosa e Direitos Humanosa realizar-se no próximo dia 21 de setembro – Dia Mundial da Paz, em São Leopoldo/RS, das 14 às 17:00h, no campus da Faculdades EST (Rua Amadeo Rossi, 467 – (51) 2111.1411).

Neste seminário gostaríamos de apresentar a proposta de trabalho da Coordenação Geral da Diversidade Religiosa e discutir alguns desafios da liberdade e da diversidade religiosa, da intolerância religiosa, da laicidade do Estado e da proposta da criação de um Conselho Nacional de Respeito e Promoção da Diversidade Religiosa.

Favor confirmar presença pelo e-mail abaixo até dia 19 de setembro.

Atenciosamente,

Marga J. Ströher

Coordenadora-Geral da Diversidade Religiosa

Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República

(61)2025.9463 – marga.stroher@sdh.gov.b