Páginas

terça-feira, 18 de outubro de 2011

ASSOBECATY SAUDA YEMANJA

Assobecaty dando continuidade ás comemorações aos 77 anos de resistência e 23 anos de conotação juridica, no ano declarado pela ONU- Organizações das Nações Unidas como o ano  Internacional Afrodescendente , realiza atividade de seu calendário festivo, revitalizando o  legado de honra e respeito da casa tradicional Assobecaty- Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá deixado por Mãe Quina de Yemanjá, espaço que vem sendo preservado há onze anos com muita devoção , fé e resistência por Mãe Carmen de Oxalá, sábado 15 de outubro, abriu as portas para a obrigação anual da Orixá Yemanjá.
PA090236PA090233
Os filhos  prepararam o salão que foi decorado  com  cuidado nas  combinações de tom azul, balões, tecidos e muitas flores  que cobriram o telhado do ilê , esses aparatos  anunciam o caráter sagrado deste espaço, todos esses,  indicam  que a matriarca  do templo  irá receber  as devidas homenagens .
PA090217
A reverência ao Orixá Yemanjás, vai ser em clima de descontração e prazer, uma misto de fé e alegria,  que será  revelada nos gestos ,  cantos , nos passos de danças  com  caráter sagrado carregado  de Axé.
PA090215PA090213
O visual possibilita a  percepção da harmonia entre  dois mundos o sagrado e o profano, é neste clima que os humanos estarão entrando  em  comunhão com o sagrado.
PA090216PA090213
Esta tudo pronto na ASSOBECATY, para saudar Yemanjá, agora é só aguardar as bençãos de Mãe Carmen de Oxalá  que comandará mais  um ritual do calendário festivo. Este toque de atabaques é muito especial, por ser um toque que será invocado a Orixá Yemanjá, para agradecermos. AXÈ !