Páginas

terça-feira, 11 de março de 2014

Centro Luiz Freire indica Beth de Oxum para o Conselho Curador da EBC


Encerra-se nesta segunda-feira, 10 de março, o prazo para que entidades de todo país enviem suas indicações para a Consulta Pública que selecionará cinco novos representantes da sociedade civil no Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Criada em 2007, a EBC é responsável pela TV Brasil, a Agência Brasil, a Radioagência Nacional e mais oito emissoras públicas de rádio. De um total de vinte e duas, as quinze vagas destinadas a representantes da sociedade civil no Conselho Curador são, praticamente, o único espaço de participação social na gestão da empresa pública, sendo sua consulta exigida na aprovação das linhas editoriais do conteúdo veiculado em todos canais da EBC. O Conselho também desempenha um papel fiscalizador, emitindo pareceres sobre a programação que são obrigatoriamente acolhidos pela Diretoria-Executiva da EBC, podendo, ainda, emitir voto de desconfiança a qualquer membro da diretoria da empresa.
bethdeoxumNós, do Centro de Cultura Luiz Freire, temos nos comunicado com parceiros de todo o país desde a divulgação da Consulta Pública. Tivemos acesso a sugestões de nomes de diversos segmentos sociais comprometidos com a democratização da comunicação. Embora pudéssemos nos fazer muito bem representados por mais do que cinco daquelas pessoas, sentíamos falta de uma indicação  que pudesse se somar à conselheira Ana Maria Veloso nas contribuições pernambucanas à comunicação pública, exprimindo assim a força da luta local pelo direito à comunicação. Nome que encontramos e honrosamente anunciamos:
Mãe Beth de Oxum – gestora do Ponto de Cultura Coco de Umbigada, em Olinda, uma das nossas mais importantes guerreiras da cultura popular em Pernambuco.
Das cinco vagas do Conselho Curador da EBC que serão preenchidas nesta Consulta Pública, duas delas são ocupadas atualmente por representantes nordestinos. Acreditamos que Beth, por seu histórico de resistência cultural e combate à intolerância às religiões de matriz africana, somaria muito levando sua experiência para as decisões sobre o conteúdo que devemos ter nos veículos públicos de comunicação. Assim, convidamos todos nossos parceiros – atuais e futuros – a tomar a iniciativa de garantir a participação de suas entidades na consulta da EBC e efetivar uma representação expressiva com a indicação de Beth de Oxum.
Sabemos que estamos no limite do prazo, mas, como muita coisa boa na vida, a confirmação da candidatura foi repentina. Mesmo assim, o envolvimento no processo não exige grandes esforços dos interessados. Sendo necessário apenas encaminhar à Secretaria Executiva do Conselho Curador, por via postal registrada, o formulário para indicação de candidatos preenchido [LINK] juntamente com a cópia dos documentos especificados no item 2.6 do edital da consulta [LINK] e o currículo dos indicados. O currículo de Mãe Beth de Oxum pode ser obtido NESTE LINK. Suas informações para o formulário de indicação são:
Nome completo: Maria Elizabeth Santiago de Oliveira
Profissão: Música
Data de Nascimento: 12/03/1964 
Não é portadora de necessidades especiais.
Saiba mais sobre a consulta pública da EBC.

Centro Cultural Coco de Umbigada
http://sambadadecoco.blogspot.com
sambadadecoco@gmail.com
81 3439 6975
http://www.mocambos.net “vamos fazer um mundo mais do nosso jeito”