Páginas

sábado, 11 de julho de 2015

JULHO DAS PEDRAS

JULHO

Programação começa nesta quarta-feira (15) com seminário sobre Irmandade da Boa Morte

O Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha é celebrado no dia 25 de julho. Para marcar a data, dando visibilidade às lutas e avanços do segmento, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), promove o ‘Julho das Pretas’, com diversas ações ao longo do mês. Instituições da sociedade civil e outros órgãos do governo baiano também participam da mobilização, unindo esforços para garantia de direitos e construção de estratégias na área.

Dando início às atividades, nesta quarta-feira (15), será realizado um debate sobre o fortalecimento e preservação cultural da irmandade da Boa Morte, com participação de representante da organização. O encontro acontece às 14h, no Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela – equipamento social vinculado à Sepromi –, na Av. Sete de Setembro, em Salvador. A programação parcial pode ser conferida abaixo.

O 25 de Julho

O Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha foi criado em 25 de julho de 1992, durante o I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-caribenhas, em Santo Domingos, República Dominicana. Estipulou-se que este dia seria o marco internacional da luta e da resistência da mulher negra. Desde então, sociedade civil e governo têm atuado para consolidar e dar visibilidade a esta data, tendo em conta a condição de opressão de gênero e racial/étnica em que vivem estas mulheres, explícita em muitas situações cotidianas.

O objetivo da comemoração de 25 de julho é ampliar e fortalecer às organizações de mulheres negras, construir estratégias para a inserção de temáticas voltadas para o enfrentamento ao racismo, sexismo, discriminação, preconceito e demais desigualdades raciais e sociais. É um dia para ampliar parcerias, dar visibilidade à luta, às ações, promoção, valorização e debate sobre a identidade da mulher negra brasileira.

Dia 15 de Julho (quarta-feira)

Debate sobre o “fortalecimento e preservação cultural da irmandade da Boa Morte”.
Horário: 14h.
Local: Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela, na Av. 7 de Setembro, nº 282, Edf. Brasilgás – 1º andar, Centro – Salvador/BA (Mesmo prédio da Fundação Pedro Calmon).
Informações: (71) 3117-7448/7445/cr.racismo@sepromi.ba.gov.br (Centro de Referência Nelson Mandela)

Dia 22 de Julho (quarta-feira)

Debate sobre a regulamentação do capítulo VII do Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa, que trata das mulheres negras.
Horário: 14h.
Local: Sala de Reuniões da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), na Av. Paulo VI, nº 760, Edf. Belmonte Empresarial, 2º andar (auditório) – Pituba – Salvador/BA.
Informações: (71) 3103-1449 (Sepromi)

Dia 23 de Julho (quinta-feira)

Abertura do Seminário ‘A participação das mulheres negras na política”
Horário: 18h
Local: Espaço Cultural da Barroquinha, na Rua do Couro, s/nº, Barroquinha – Salvador/BA.
Informações: (71) 3013-7674/odarainstituto@gmail.com

Dia 25 de Julho (sexta-feira)

Feira Mulher Negra Cabeça Feita (exposições, artesanatos, oficinas, workshop e shows)/ Na Melhor Idade sem Violência (apresentação de grupo de dança)/Show NegrAtitude Pretas Vozes-Mulheres Negras Ecoam Expressões de Liberdade
Horário: A partir das 10h
Local: Praça Pedro Arcanjo, no Pelourinho.
Informações: lindidepaula@yahoo.com.br (Rede de Mulheres Negras da Bahia-Lindinalva de Paula)

Dia 29 de Julho (quarta-feira)

Seminário Mulher Negra e Empreendedorismo.
Horário: 14h.
Local: Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN), na Rua Ribeiro dos Santos, 42 – Pelourinho – Salvador/BA.
Informações: (71) 3117-1553 (CDCN)

Dia 31 de Julho (sexta-feira)

Debate sobre o lugar da mulher negra no candomblé.
Horário: 14h.
Local: Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN), na Rua Ribeiro dos Santos, 42 – Pelourinho – Salvador/BA.
Informações: (71) 3117-1553 (CDCN)