Páginas

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Morre o ativista social e religioso Nei D'Ogum

Ele será enterrado na tarde desta quinta-feira em Santa Maria

CompartilharE-mailGoogle PlusTwitterFacebook

Morre o ativista social e religioso Nei D'Ogum  Divulgação/

Foto: Divulgação

Diário de Santa Maria

Diário de Santa Maria

Um dos ativistas religiosos e sociais mais atuantes em Santa Maria morreu na noite desta quarta-feira, em Santa Maria. Vilnes Gonçalves Flores Júnior, conhecido como Nei D'Ogum está sendo velado na Capela 4 do Hospital de Caridade. O enterro está previsto para às 15h desta quinta, no Cemitério Ecumênico Municipal. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Nei morava no Loteamento Cipriano Rocha, onde fundou uma Associação Comunitária. Era defensor da cultura popular, dos espaços públicos e das artes de rua urbana. Também foi um dos fundadores do Coletivo Ará Dudu, de arte e cultura negra. Ele vivia com o companheiro Ricardo Souza há mais de 20 anos.

Nei trabalhou como guia turístico, auxiliar de fabricante de picolés e sorvetes, vendedor no comércio, auxiliar de pedreiro, garçom, consultor político e produtor cultural. Na última eleição municipal, foi candidato a vereador em Santa Maria pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Dos 214 candidatos, foi o 27º mais votado.

Praticante de religião de matriz africana, Nei pertencia à Comunidade de Terreiro Ilê Axé Ossanha Agué e foi articulador da 1ª Conferência Municipal e Regional dos Povos de Terreiro.
Sua trajetória como ativista foi retratada no documentário Pobre Preto Puto, dirigido por Diego Tafarel, lançado em 2016 e premiado no Festival de Cinema de Gramado. A obra também teve estreia nacional em junho deste ano, quando foi transmitido pelo Canal Brasil. Confira o trailer: