Páginas

quinta-feira, 10 de março de 2011

Egbomi Conceição Reis de Ogum: DESTAQUE PARA OS FILHOS DE GANDHY

Ebony-300x202  

 

Filhos de Gandhy” homenageia Valmir Assunção

Valmir ao lado do ministro da sa ¦de Jose Padilha - FOTO Assessoria 1O tempo passa, e a história muda, assim como mudam seus personagens. Características ideológicas, ações inclusivas, atitudes e respeito à população, são elementos fundamentais para comparar personagens da história geral que se confundem por serem não apenas parecidos, mas também por lutarem pelas mesmas causas em tempos diferentes. Dessa vez o enredo baiano cuidou de marcar as vidas do representante do povo Valmir Assunção (deputado federal) e do líder hindu Mohandas Ghandi que, neste Carnaval 2011, serão lembrados pelo Bloco “Filhos de Gandhy”.

No circuito batatinha a tradicionalmente saída dos “Filhos de Gandhy” sempre acontece com o padê de Exú - deus iorubano que abre os caminhos -, no meio do Largo do Pelourinho e, por isso, é uma cerimônia muito esperada e uma das principais atrações do Carnaval do Pelô. Neste momento, o governador Jaques Wagner, o deputado federal Valmir Assunção e o ex-ministro da cultura e cantor Gilberto Gil, juntamente com a diretoria do bloco, realizam o ato.

O bloco, ao chegar à Praça Castro Alves, homenageou Valmir Assunção que se tornou sócio benemérito da instituição. A homenagem ainda uniu sua história e a de Gandhi, que têm em comum a luta pela liberdade, emancipação do seu povo e, acima de tudo, são dois lutadores que dedicaram suas vidas políticas em busca do desenvolvimento social, econômico dos menos favorecidos e da busca da paz. O processo de colonização deixou como herança a fome, a opressão aos povos, a pobreza. Tanto Valmir quanto Gandhi escolheram lutar ao lado do seu povo, buscando a igualdade e a liberdade através de manifestações pacíficas.

Valmir luta pela reforma agrária pelos direitos iguais utilizando-se das formas pacíficas de protesto. Gandhi líder indiano pacifista também lutou pelos direitos do seu povo utilizando-se sempre meios pacíficos.

Afoxé Filhos de Gandhy

Valmir Assun º úo  ® o presidente do Filhos de Gandhy AGNALDO SILVA - FOTO Divulga º úo 1Em 62 anos de vida, o “Afoxé Filhos de Gandhi” fez não apenas a sua história, mas a própria história do carnaval de Salvador. Tudo começou há pouco tempo, em 1949, com um grupo de estivadores, que com a genialidade de “Vavá Madeira”, tomou por base a figura do líder indiano pacifista, Mohandas Karamchand Gandhi, fez surgir nas ruas de Salvador o bloco, hoje afoxé, “Filhos de Gandhy”,  inspirado nos princípios de não violência e paz, tendo como tradição da religião africana ritmada pelo agogô e do seu ritmo ijexá na linguagem yorubá.

Nessa homenagem que faz ao deputado federal Valmir Assunção, o “Filhos de Gandhy” personaliza o líder, defensor dos direitos do cidadão, o respeito aos direitos sociais do povo sem levar em conta a sua origem  e antes de tudo, o reconhecimento por aquele que trabalha em favor da paz na sua mais completa manifestação.

Assessoria do deputado Valmir Assunção

71 99225998