Páginas

sábado, 17 de novembro de 2012

Estudante Angolano no IIê de Mãe Carmen de Oxalá, estreita a distância entre Brasil e Angola

Assobecaty- Associação Beneficente Cultural Africana, recebeu o angolano, Jose Katito, doutorando em sociologia, veio domingo (18) conhecer as práticas do terreiro ao enfrentamento da epidemia HIV AIDS

Recoverd_jpg_file(728)

A visita, além de estreitar a relação entre Angola e Brasil, também  poderá oportunizar  traçar um paralelo entre os valores tradicionais africanos com as comunidades tradicionais de terreiros brasileiros,

 Recoverd_jpg_file(56)

Para quem ainda não sabe, Mãe Carmen de Oxalá, tornou-se uma  referência no assunto AIDS e matriz afro gaúcha, dedica-se a análise deste fenômeno  desde o ano de 2008, vem  demostrando disposição e boa vontade de colaborar com a resposta da religião de matriz afro a  Epidemia da AIDS,elaborando e aplicando oficinas especificas para as comunidades tradicionais de terreiros.

Recoverd_jpg_file(57)

A casa tradicional garantiu sua participação  desde o  planejamento e preparação do 1º  Seminário Estadual AIds e Religião, proposto pela Secretária Estadual de Saúde, foi a base  na experiência prática e teórica que adquiriu trabalhando cinco anos com o HIV e a AIDS no estado do Rio Grande do Sul.

Recoverd_jpg_file(55)

Esses são alguns dos fatores que contribuiram para despertar o interesse do angolano, Jose Katito , veio ao Brasil para conhecer experiências bem sucedidas .

Recoverd_jpg_file(57)
Ainda pode verificar o modo que acontece o enfrentamento a epidemia, a  forma que é incentivado  os religiosos para as  discussões e reflexões  teológica.

Recoverd_jpg_file(729)

Marcelo Muscarri  estudante de Antropologia , também muito em breve ira defender  sua tese de doutorado na ufrgs  com  as temáticas, antropologia, religião e Aids, foi o cicerone de Katito.

] Recoverd_jpg_file(730)

O instrumento utilizado pelos investigadores para registar/anotar os dados recolhidos , chegaram com as folhas em branco, aos poucos  foram  sendo anotados um breve relato  da yalorixá.

Recoverd_jpg_file(731)
Katito preencheu o caderno de campo, mas as anotações só a tese de doutorado que ele irá elaborar, que vai registrar suas impressões, e considerações. Só nos resta aguardar !