Páginas

domingo, 16 de novembro de 2014

IV SEMINÁRIO DA IRMANDADE DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS PRETOS DO PELOURINHO - PROGRAMAÇÃO

 

Castelo

Instituto Buzios

Seguir · 16 de novembro ·

IV SEMINÁRIO DA IRMANDADE DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS PRETOS DO PELOURINHO - PROGRAMAÇÃO
Comemoração aos 329 anos da Irmandade e dos 115 anos do Título de Venerável Ordem Terceira, primeira instituição negra em defesa dos africanos e dos negros brasileiros. O local do evento será na sede da Irmandade na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, na praça José de Alencar, s/n, Pelourinho, nos dias 18 e 25 de novembro de 2014 das 16h às 18h.
HISTÓRIA
Embora o registro da Irmandade tenha se dado oficialmente em 1685, algumas fontes relatam que ela funcionava desde 1604 nos porões da antiga Igreja da Sé. A Venerável Ordem Terceira Irmandade do Rosário de Nossa Senhora às Portas do Carmo (Irmandade dos Homens Pretos) ou Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos do Pelourinho, como é popularmente conhecida, é uma entidade trissecular religiosa, social, cultural que luta pela preservação das tradições de origem africana com 329 anos de existência e 115 anos de Ordem Terceira[1], tendo recebido este título em 2 de julho de 1889. É a única irmandade negra que detém o título de Ordem Terceira na Igreja Católica do Brasil.
A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário chegou ao Brasil no século XVI, porém somente no fim do período colonial que as irmandades do Rosário passam a ser constituídas pelos homens pretos. A primeira igreja fundada como Irmandade dos Homens Pretos é a igreja localizada no município do Rio de Janeiro em 1640, seguida por Minas Gerais em 1708 e São Paulo em 1711. A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Salvador é fundada em 1796. Dentre as influências históricas que a irmandade exerceu, está a compra da liberdade de muitos escravizados negros da Bahia.
PROGRAMAÇÃO:
18/11/2014 (terça-feira), 16h às 18h
Ser irmãos de cor e de caridade: a Irmandade do Rosário dos Pretos no século XIX
Profª Mª Sara Oliveira Farias
Possui licenciatura em História (1992) e mestrado em História pela Universidade Federal da Bahia (1997). É doutora em História do Norte e Nordeste do Brasil (2008) pela Universidade Federal de Pernambuco. É professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia (desde1994) e professora permanente do programa de Pós-Graduação em História Regional e Local (UNEB-Campus V)
Patrimônio Imaterial da Irmandade do Rosário dos Pretos:Técnica construtiva e medidas de conservação para escultura em madeira
Profª Mª Cláudia Guanais
Mestra em Artes Visuais/UFBA e Restauradora do Museu de Arte Sacra da UFBA
25/11/2014 (terça-feira), 16h às 18h
O poder das mulheres da Irmandade do Rosário dos Pretos
Profª Mª Anália Santana
Mestra em Educação. Especialista em História e Cultura Afrobrasileira e Africana, Pedagoga. Membro da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Pesquisadora do NGEALC (Núcleo de Estudos Africanos e Afrobrasileiros em Línguas e Culturas).
Irmandades Negras: Uma Estética de Devoção.
Profª Mª Mônica Silva
Artista plástica, especializada em Arte em Educação na UFBA. Professora de História da Cultura Afrobrasileira.
Coordenação: Prof. Me. Abílio Manuel Marques de Mendonça, Prof. Dr. Cesar Vitorino, Profª Doutoranda Hildete Santos Costa.
Abraços.
Leomar Borgeas