Páginas

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

41º Procissão de Iemanjá na cidade de em Guaíba Arrasta Fiéis

O Reino de Iemanjá e a Prefeitura Municipal de Guaiba, realizam a Festa em louvor a Rainha das Águas Mãe Iemanjá

Fazem  41 anos,  que o  dia 2 de fevereiro, é festejado no município de Guaíba,  a  senhora Mãe Iemanjá. Neste dia ela  é  saudada, louvada, por fiés que celebram junto com 100_0536_thumb[3]o Reino de  Iemanjá dirigido por  Mãe Libia, juntamente com seus  filhos e amigos. A  tradicional procissão da rainha dos mares e oceanos. Com promoção da Prefeitura Municipal de Guaíba o evento teve início às 20h, com concentração em frente o terreiro de Mãe Libia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nesta quadragéssima primeira  edição, o cotejo, atravessa as ruas da cidade ,  cerimônia coordenada pelo Axé de  Manuel Papai, (Recife) , e alguns filhos que o acompanham.

100_0520_thumb[1]

A historia religiosa do municipio de Guaiba,  quando se fala em festa de  Iemanjá, é a figura de Mãe Libia , que vem a mente da comunidade, pelos anos de dedicação  que ela realiza  o evento. Com, fé e  determinação ela consegue mesclar , o sagrado,  a história, sempre valorizando o lado belo da religião associado ao bom gosto.

100_0524

Diversos Babalorixás e Yalorixás,  destaque nesta foto Pai Roni de Ogum e Pai Ricardo de  Oxum

100_0526100_0529

As margen do rio Guaiba, há 41 anos, o Caisinho, transforma – se no altar de Iemanjá. No dia 2 de fevereiro, a populacão , devotos , fiéis  e politicos  reúnem-se para aguardar a procissão de Iemanjá. Neste espaço é Mãe Libia e seus filhos que celebram cerimônia a rainha do mar, a senhora da cor  e azul,  é ali que as pessoas vão fazer o seu pedido e depositar sua fé e seus presentes.

100_0532

As pessoas ficam muito sensiveis, por um instante , fiquei a observar as diversas manisfestações que o público apresentava, cada um tem um jeito próprio de sentir e demonstrar suas emoções, uma singularidade de manifestar sua fé. Assisti pessoas, se molharem com água, fazerem sinal da cruz, receberem ou doar perfumes, olhares paralizados, olhares inquietos, se curvarem, atirarem petalas de flores, levarem flores, chorar, rir, saudarem , pedir, agradecer, mas um número maior de pessoas aplaudem. Todas essas,  em nome da fé , alivio de suas dores. O que  não entendi,  e não  vou deixar passar em branco , flagrei  alguns evangélicos, que ocupam cargos públicos acenando a bandeira branca para Iemanjá, só não sei para quê? será fé?  Será indigninação ? Será para não perder o cargo?

100_0533

Mãe Carmen de Oxalá, Pai Ricardo de Oxum e Pai Roni  de Ogum, juntos na celebração a Iemanjá .

Após a homenagem a divindade, houve uma grande confraternização no Reino de Iemanjá, os anfitriões Mãe Libia de Yemanjá ,  Pai Geraldo de Ogum e filhos, ofertam um delicioso buffet no jantar, colocando a disposição dos  convidados uma  variedade de pratos deliciosos.  Aproveitamos esse momento informal , em que as pessoas  circulam enquanto se servem, para  falar uns com os  outros. E nos divertimos,  em registrar o  momento, através dessas lindas fotos.

100_0541_thumb[4]

Na foto a anfitriã Mãe Libia de Iemanjá , Manuel Papai , Mãe Carmen de Oxalá,  Secretário Executivo  do Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Racial – Pernanbuco, Prof. Jorge Arruda . Fazem três anos que  Mãe Libia e Pai Geraldo,   contam  com   Axé e a orientação  de Manuel Papai ( Recife). 

100_0552_thumb

Pai Geraldo, esposo de Mãe Libia de Yemanjá , é o quardião dos “Ilùs” tambores, além de  comandar os alabês do Reino de Iemanjá. Está com  motivos de sobra para festejar o sucesso da festa.

 

 100_0538_thumb

Mãe Carmen de Oxalá e o  secretário-executivo do Cepir, Recife -  Prof. Jorge Arruda,  que  acompanha a genda de Manoel Papai em Guaíba, Colocando as noticias em dia, como são muitas, deixam agendado  para o dia seguinte uma visita na Assobecaty, Ilê de Mãe Carmen.

100_0543

Manuel  Papai com seus filhos e Mãe Carmen de Oxalá com sua filha Denise de Yemanjá.

100_0555_thumb

Sueli de Bará , uma filha de Mãe Libia, das mais antiga da casa, ela  esbanja simpatia, ao atender os convidados. E, na saída, a surpresa ficou por conta das lembrancinhas preferidas de Iemanjá:  um perfume colocados em caixas brancas com fitas azuis.