Páginas

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

ROUXINOL

CIRC. nº 010/2011-INTECAB-SP                                                                      


PREZADOS SACERDOTES E SACERDOTISAS, SENHORES E SENHORAS POVO DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS DE TERREIRO DO CANDOMBLÉ E DA UMBANDA DO BRASIL E DO MUNDO.

Vimos pela presente informar à VSas e a  Família de Intecabianos e Intecabíanas e seus membros, apoiadores, parceiros, simpatizantes  para que fizessem em Ebony-300x202seus Ilês, Templos, Abassas, Inzos, Casas, Terreiros, Comunidades  Tradicionais,  Associações,  Centro Culturais entre tantos e tantas outras   denominações religiosas.

Referências: com orações, cânticos, rezas, orikis, falas, cântigas, danças, depoimentos, homenagens  referente à esta data:

                              “  18 DE FEVEREIRO DE 2006 ”
  DATA ESTA MEMORÁVEL PARA O POVO DO SANTO DO BRASIL!
pai_francelino_de_shapanam3

AGLUTINADOR, AMIZADE,  ARTICULAÇÃO,  ASSIDUIDADE,  CONFERENCISTA, EDUCAÇÃO,  ESCRITOR,  COMPANHEIRISMO,  COMPROMISSOR, CONSULTOR, ELEGANTE, ÉTICA, DIVERSIDADE, HUMILDE, IDEALIZADOR, LEALDADE,  MEDIADOR, ORGANIZADOR, PALESTRANTE,  PERSEVERANTE,  PLURALIDADE,  PONDERADO, POLÍTICO, POSTURA SACERDOTAL, SIMPATICO, VAIDOSO, RESPEITOSO, VISÃO AMPLA DE FUTURO, LUTADOR INCANSÁVEL  PARA AS COMUNIDADES DE TERREIRO DO MUNDO.


Estamos falando do sr.  FRANCELINO VASCONCELOS FERREIRA, ícone, paraense, nossa personalidade,  pai de muitos filhos de filhas de santo,  grande referência dentro das Tradições Jeje/Nagô no Tambor de Mina, em São Paulo.
 
Presidia religiosamente CASAS DAS MINAS THOYA JARINA – Rua Italia, num. 462 – Jardim das Nações - DIADEMA- ABCD – SP bem como foi presidente antes de sua volta ao Orun (céu) da FUCABRAD/ABCD Vice-coordenador Coordenador de várias Comissões dentro da Federação.

Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro-Brasileira - INTECAB/SP  foi coordenador por mais de (05) gestões, aonde sempre se deu o diálogo Inter–religioso com “ LEMA: UNIÃO NA DIVERDIDADE ”.apontando caminhos paa necessidade de Núcleos e Seminários nas Comunidades de Terreiro da umbanda e candomblé.

Sempre se preocupou em trazer nomes de grandes expressões acadêmicas e religiosas para dentro do Instituto para que os mesmos ajudassem, contribuissem e partivcipasse das dificuldades e história de cada um, ainda mais em nossas questões de desrespeito religioso, Babás e Yalorixás da Zona Norte, Sul, Leste e Oeste.
Pai Francelino como era carinhosamente conhecido nunca se esquecia de sua origem humilde integrando em reuniões etinerantes locais distantes de moradia de conselheiros e conselheiras do ABC e ABCD, regiões e municípios com propostas de avanços e mais avanços para um dos  Povos excluídos e discriminados que é Povo do santo. 

NUNCA IREMOS NOS ESQUECER:

De suas  políticas para os avanços do Povo do santo; suas colocações, entrevistas, depoimentos, diálogos, participações em programas televisisvos e radiofônicos, suas desmetificações em torno da Religiosidade com bastante firmeza e franqueza colocando sempre a verdade acima de tudo desmestificando o que pretence ou não a nossa  nossa cultura religiosa, trazendo sempre o historico e a cultura de outras Tradições Religiosas de Matriz Africana existentes no Continente Africano para o Brasil.

Sempre acompanhado com um pequeno grupo de conselheiros (as)  que sempre fizeram juntos à diferença? Contando com o apoio dos  seus mais velhos de idade de santo? Tudo isto  à nível nacional e até internacional em suas visitastambém de Portugal  ao Continente Africano.

“ O QUE É BOM E DEU CERTO TEM QUE SER COPIADO “

TOY VODUNNON FRANCELINO DE SHAPANAN deixou tudo isto escrito nas páginas da vida,  demarcado na história e sinalizado  para o “ POVO DO AXÉ “. 

-    O primeiro embargo do livro escrito pelo Pastor Edir Macedo (Anjos, Santos, Deuses e Demônios) Intecab/SP e Fucabrad/ABCD-SP em Brasília
-    I Caminhada do Povo do santo na av.Paulista contra a Intolerância Religiosa do Brasil junto c/deptados,adv. Pres.federações, Ministério Público e Mov.Negro
-    Contra a TV Record, TV Gazeta e TV Mulher.
-    A primeira reunião composição com Sacerdotes, Sacerdotisas Seppir
-    Audiência no Ministério Público Federal com ganho de causa s/Intolerância
-    Abertura de Toques e cânticos de outras Tradições religiosas nas Casas das Minas de Thoya Jarina, Intecab/SP  em espaços públicos diferenciados.
-    Calendário Religioso da Secretária de Cultura do ABCD/SP
-    Caminhadas e Procissões do orixá Ogum no ABCD/SP
-    Caminhada de 12 de maio na cidade de SP
-    Coordenador geral de eventos no ABCD/SP
-    Congressos temáticos de Umbanda e Candomblé local regional ABCD/SP
-    Consultor Religioso de Tradição e Cosmovisão Espiritual
-    Construção do Forum Inter-religioso da Secretaría de Justiça e Cidadania do
-    Estado de São Paulo
-    Cursos Religiosos “Deuses Africanos” Secretária de Cultura de SP
-    Disco e CDs cânticos do Tambor de Mina
-    Festas bienais, Festival de Caboclos, Festival de Curimba
-    Homenagens a Sacerdotes e Sacerdotisas com trabalhos sociais expressivos
-    na Câmara do ABCD/SP
-    Lançamento do DVD e Cartilha s/Intolerância Religiosa no Teatro Tuca da PUC com representantes de várias Tradições religiosas e segmentos religiosos.
-    Participação em reuniões no Litoral Paulista em prol  valores cobrados p/realização dos Festejos de mãe Iemanjá no mês de Dezembro
-    Participação em mesas de Seminários no Litoral paulista em Coordenadorias, Secretarías e Conselhos do Negro e da Saúde.
-    Construção e membro do Conselho Religioso dentro do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo.
-    Construção e membro da CONNER, CONPAz
-    Parceiro religioso da Cartilha sobre Intolerância Religiosa CEERT
-    Congressos temáticos na cidade de Diadema
-    I Caminhada no Brasil contra a Intolerância Religiosa contra a TV Record,TV
-    Mulher e TV Gazeta
-    Interação da URI
-    Participação  I Mapeamento de São Paulo pela Fundação Cultural Palmares
-    Membro da Comissão de Assuntos Afro-descedentes junto ao Conselho de Partic.Desenvolvimento da Religiosos Comunidade Negra
-    Membro da equipe de Jornais Informativo voltado as Comunidades de Terreiro
-    Membro efetivo de Comissões Brasileira Organizadora de Sessões Solene em Homenagem a Comunidade Negra e Cultura Afro em Câmara Municipais do ABCD/SP e Sessão Solene em Homenagem a Iyemanjá
OAB/SP participação da Comissão Inter-religiosa
-    Presidente de Conselho Religioso e de Ética de Federações
-    Parcerias com Secretaria Municipal de Saúde de SP
-    Participação e ajuda na construção da Faculdade de Teologia Umbandista
-    Participação em missas inter-religiosas realizadas pela Casa da Reconciliação
-    E a Igreja Catedral da Sé
-    Participação e coordenação em mesas de Seminários, Congressos, Conferências locais, regionais, estaduais e nacionais
-    Representante da Umbanda e do Candomblé e dos Cultos Afro-brasileiro no Culto Ecumênico pela Prefeitura e Câmara Municipal do ABCD/SP
-    Seminários Regionais e Temáticos nos Ilês de Conselheiros (as) INTECAB/SP


SUAS FALAS, PALAVRAS, GESTOS E SABEDORIAS?

-    Reuniões etinerantes do Instituto (integrar a Comunidade religiosa do Ilê para que conheça nossas ações e nossos trabalhos sem ser somente nosso culto)
-    Nem muito humilde e nem muito vaidoso?
-    Dialogos inter religiosos para fortalecimento da cultura afro
-    Não Aponte que o outro não representa e não faz? O mesmo dedo que você direciona ao outro, ele direcionará também a você
-    Intolerância tbem está entre o Povo do santo? Somos Intolerantes entre nós
-    Católicos, budistas, islâmicos, espirítas, mulcumanos, kardecistas devemos mostrar, dialogar, palestrar referente nossa religião para desmetificar o que é falado de nossa cultura religiosa.
-    Devemos estar com nossos paramentos tomando ônibus, van, metrô, trem, avião, navio,  é a nossa identidade.
-    Temos que saber lidar e conviver com opções sexuais diferentes das nossas
-    Fios de contas, colares,  paramentos, indumentárias, vestes de africanas e baianas e troca de bençãos em locais publicos e religiosos são os nossos lemas
-    Nunca traí minha FÉ e nem minha opção RELIGIOSA.
-    Como se apresentar ao Presidente da República, Senador, Ministro, Embaixador, Governador, Prefeito, Deputado, Vereador entre outras autoridades em nome de nossa religião sem estarmos adequadamente vestidos, e sem estarmos paramentados com nossa identidade falando em nome de nossos Sagrados e de nossas revindicações em  nome de nossa Comunidade de Terreiro.
-    Apoiar  sempre candidatos e candidatas com propostas para Religiões Afro, mas dialogue, debata, não veja somente o partido politico, tenha amizade com todos e todas, dentro de seu Ilê as pessoas tem que ter liberdade de escolha, a sua é sua escolha de seus filhos você pode informar mas não mandar.
-    Nunca esquecer de convidar autoridades do  Poder Público para nossas festas temos que receber sempre bem, com ética, educação, causar boa impressão para nossos convidados  e convidadas e contar nossa história religiosa nos eventos como forma de depoimento não impondo e não nos achando os melhores, em nossas casas, ilês, templos, abassas, inzos, terreiros etc.


SE VOCES QUEREM SEREM LEMBRADOS E REFERENCIADOS TAMBÉM REVERENCIE E PARTICIPE DOS EVENTOS E FESTAS RELIGIOSAS DE OUTRAS PESSOAS.
QUEM NÃO É VISTO! NÃO PODERÁ SER LEMBRADO?
PALAVRAS DO SR FRANCELINO VASCONCELOS FERREIRA NOSSO QUERIDO TOY VODUNNON FRANCELINO DE SHAPANAN SAUDADES MUITAS SAUDADES
                                                                                                                                                                          Carinho e axé,
Egbonmy Conceição Reis de Ógùn
Coordenadora INTECAB – SP
Babalorixá Rosevaldo de Oxumarê
Vice-coordenador
F: (11) 3492-5801 e 8527-4852
E-mail: m.cazemiro@uol.com.br e correionago@hotmail.com