Páginas

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

77 anos de tradição e 23 anos de personalidade juridica, é tempo mais que suficiente para comemorar

o comemorar os 23 anos de personalidade jurídica, a Assobecaty, tradicional comunidade de terreiro, 
destaca a importância de ser uma organização constituída.
 

A Constituição Cidadã


Nos braços de ampla participação popular, a Constituição Brasileira nasce de um desejo da prevalência dos Direitos Humanos, preconizando uma sociedade livre, justa e sem quaisquer ações discriminatórias. Deste período também vem o entendimento da Yalorixa Quina de Yemanjá de conquistar autonomia civil e jurítica fazendo reconhecer o Templo Religioso Africano junto à sociedade brasileira. Com 76 anos de fundação o Ylê de Yá Quina foi deixado como herança para sua filha carnal Mãe Carmen de Oxalá, que além de ficar no comando das obrigações religiosas, assumiu a liderança quanto à participação na vida política em diferentes esferas do estado, condição irrevogável frente aos desafios cotidianos para a superação das desigualdades sociais.


As bandeiras de Luta


A Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá, assim constituída, vem construindo o seu reconhecimento pelo perfil de trabalho destacado pelas causas que assume: saúde no Ylê - DST\Aids, segurança alimentar e prevenção às drogas, meio ambiente, comunicação popular e inclusão digital, gênero, cultura, segurança urbana, entre outras ações que são construídas de modo interdisciplinar pelos diferentes grupos que freqüentam a casa como filhos e filhas, simpatizantes, voluntários ou simplesmente admiradores desta força de luta.


Dia 16 deste mês, por ocasião da comemoração dos 23 anos de personalidade jurídica da casa, será realizado um Xirê, festividade religiosa acompanhada de solenidade civil. Na data, o Templo religioso receberá convidados do interior, de outros estados do país e já recebeu a confirmação da presença de representações de diferentes Secretarias do Governo do Estado e da Assembléia Legislativa, do Gabinete do Senador Paulo Paím, da Fundação Palmares, da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial – Sepir, entre outros parlamentares.


Nesta data, a Assobecaty também deflagra, como primeira ação afirmativa do ano, a adesão aos debates promovidos pela ONU que institui 2011 como o Ano dos Afrodescendentes. Acompanhando a efervescência das atividades a Egbomi Conceição Reis de Ogum, especialista paulistana em comunicação em casas de religião, desembarca em Porto Alegre para o lançamento da Revista Conexão Afro, mídia on line desenvolvida de modo colaborativo, de iniciativa da Assobecaty para privilegiar as discussões sobre arte, cultura e religiosidade afro.


Evento: Xirê comemorativo e solenidade civil em comemoração aos 23 de personalidade jurídica da Assobecaty


Quando: 16 de fevereiro de 2011-02-11


Onde: Wenceslau Fontoura 226, Bairro St Rita\Guaiba-RS


Contatos: Yalorixa Carmen de Oxalá: (51) 30556655, (51) 84945770


assobecaty@hotmail.com e maecarmendeoxala@hotmail.com


logo aasssobecatycantando