Páginas

domingo, 18 de dezembro de 2011

Inventário dos Lugares de Memória do Tráfico Atlântico de Escravos e da História dos Africanos Escravizados no Brasil

 

Neste ano de 2011, declarado pela Assembléia Geral da ONU o Ano Internacional do Afro-descendente,  o LABHOI - Laboratório de História Oral e Imagem da UFF está empenhado em constituir um Inventário dos Lugares de Memória do Tráfico Atlântico de Escravos e da História dos Africanos Escravizados no Brasil , como um exercício de dever de memória em relação às vítimas da tragédia e à sua herança, transmitida pelos sobreviventes e atualizada em diversas expressões de resistência pelos seus descendentes. 

Contamos com a  colaboração de todos para, juntos, sistematizarmos esse primeiro levantamento de lugares de memória ligados ao tráfico atlântico de escravos e à experiência histórica e cultural dos africanos escravizados no Brasil.  As sugestões devem ser encaminhadas pelo site http://www.labhoi-uff-inventario.com.br/.

As sugestões serão listadas e disponibilizadas através da internet e, oportunamente, serão objeto de uma publicação específica. Estaremos recebendo sugestões até o dia 31 de dezembro de 2011, contamos com a sua participação.

Por favor, retransmita essa mensagem para quem puder colaborar. Ñossa proposta é contar com sugestões dos mais variados setores da sociedade civil e das instituições públicas, de modo a incorporarmos as diversas percepções possíveis da questão.

Como membro do Comitê Científico Internacional do Projeto "Rota do Escravo / Rotas da Liberdade", da UNESCO, estou particularmente empenhado na realização desta pesquisa, que será incorporada ao corpo de dados do Projeto.

Desde já, obrigado pela colaboração,

Um abraço,

Milton Guran