Páginas

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Susepe promove evento sobre igualdade racial

 

Evento reuniu servidores da Susepe para tratar da questão racial

Evento reuniu servidores da Susepe para tratar da questão racial

Foto de Jacqueline Santos

Na última quinta-feira (24), a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) realizou a primeira Plenária sobre Política de Promoção de Igualdade Racial para o Sistema Prisional do Estado. O evento, realizado no auditório da Escola Penitenciária, tem como objetivo estabelecer uma parceria entre a Superintendência e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), para a criação de um núcleo que atue nos estabelecimentos penais do Estado.

A Plenária abordou questões referentes a igualdade racial nos âmbitos social, religioso e da saúde, com explanações de autoridades das três áreas. A coordenadora do Comitê Técnico de Saúde da População Negra do Grupo Hospitalar Conceição, Maralaine Zardin, falou sobre saúde; uma das diretoras executivas da organização Maria Mulher, Maria "Noho" Homero, falou sobre as mulheres negras.

O pastor Claudio Rogério falou sobre a recuperação de dependentes químicos; o Babalorixá Baba Xandeco de Xangô falou sobre a religião de matrizes africanas e uma das coordenadoras do Movimento Negro Unificado do RS, Silvia Regina, falou sobre ações afirmativas.

Segundo a coordenadora Penitenciária da Mulher e uma das organizadoras do evento, Maria José Diniz, a Susepe necessitava desta ação. “Nunca havia sido abordada a questão da igualdade racial de forma efetiva. A instituição carecia desta iniciativa há muito tempo.” A Plenária também foi organizada pelo servidor Jorge Duarte, militante experiente nas causas raciais há mais de duas décadas.

Para Gelson Treiesleben, superintendente da Susepe, “a instituição está realizando uma ação inédita para despertar e consciência de respeito a diversidade de raças dentro do sistema prisional.” Outros eventos estão sendo programados para o próximo ano.

Texto: Jacqueline Santos
Assessoria de Comunicação da Susepe