Páginas

quinta-feira, 28 de março de 2013

1º Seminário Nacional Multidisciplinar de Diálogo Inter-Religioso Contra a Intolerância Religiosa no Brasil.

 

Data: 9 a 13 de Maio de 2013

Local: Centro Cultural da UFMG - Belo Horizonte -MG

A proposta do “1º Seminário Nacional Multidisciplinar de Diálogo Inter-Religioso Contra a Intolerância Religiosa no Brasil” teve a sua origem no contexto de avaliação da “4ª Caminhada Cultural pela

Liberdade Religiosa e pela Paz”, realizada em maio de 2012, na cidade de Belo Horizonte. Como evento de natureza acadêmica, é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, organizado com o apoio dos Programas de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e de Ciência da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUCMinas.

Abordando um temário sobre estado laico e direitos humanos; pluralismo religioso e intolerância; história da África e religiões brasileiras de matrizes africanas; neopentecostalismo e diversidade religiosa; ensino religioso; candomblé e umbanda; igreja católica; homossexualidade; ateísmo e novas formas de religiosidade; religião, racismo e a Lei 10639/03; o evento pretende reunir intelectuais, pesquisadores/as, professores/as, estudantes e religiosos/as de diferentes crenças e campos disciplinares, com o objetivo de refletir sobre o diálogo inter-religioso como estratégia educativa para a valorização da diversidade cultural e religiosa no Brasil e como atitude ética contra a intolerância diante das religiões brasileiras de matrizes africanas, a fim de oferecer subsídios para o currículo escolar brasileiro.

Neste sentido, a produção e a reflexão deste primeiro seminário se constituem como uma agenda positiva dos direitos humanos no Brasil, no ano em que celebramos 10 anos da Lei 10.639/03. As inscrições estarão abertas no período de 15/03/2013 a 05/04/2013. Sua realização será nos dias 9 a 13 de maio de 2013, em Belo Horizonte – Centro Cultural da UFMG – Av. Santos Dumont, 174 – Centro.

Inscrições por aqui.

FONTE: http://crunicap.blogspot.com.br/2013/03/dialogo-contra-intolerancia.html

npgenero | março 27, 2013 às 11:26 pm | Tags: direitos humanos, estado laico, história da África,homossexualidade, intolerância, matrizes africanas, neopentecostalismo, pluralismo religioso, religiões brasileiras | Categorias: Agenda, Eventos | URL: http://wp.me/p2D2Ne-1n

Comentário
Ver todos os comentários

Unsubscribe or change your email settings at Manage Subscriptions.

Problemas ao clicar? Copie e cola esta URL em seu navegador:
http://npgenero.wordpress.com/2013/03/27/dialogo-contra-a-intolerancia/

Obrigado por voar com WordPress.com