Páginas

segunda-feira, 27 de maio de 2013

IV ENCONTRO NACIONAL DA REDE MOCAMBOS

Entar

IV ENCONTRO NACIONAL DA REDE MOCAMBOS

na Transmissão de vídeo ao vivo
Entar na Transmissão de áudio ao vivo
Logo Rede Mocambos
Fortalecimento dos Núcleos de Formação e Comunicação Quilombola
Para “fazer um mundo mais do nosso jeito”!
Edital Capacitação de Lideranças e o Fortalecimento Institucional Junto às Comunidades Tradicionais de Matriz Africana no Brasil – Chamada Pública nº 001/2012 – Secretaria de Políticas de Promoção da igualdade racial.
Entre os dias 27 de maio e 03 de junho de 2013, a Casa de Cultura Tainã (Campinas SP) sediará o IV Encontro Nacional da Rede Mocambos, reunindo griôs da cultura negra, quilombolas, colaboradores diversos e integrantes dos Núcleos de Formação Continuada da Rede. Já estão confirmadas participações de 8 estados: São Paulo, Bahia, Pará, Amapá, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Maranhão.
O evento dará início aos encontros do Projeto Núcleos de Formação e Comunicação Quilombola, realizando a partir disso, um conjunto de oficinas e debates para efetivação de ações através de uma rede de produção, que irá organizar e difundir conteúdos históricos, artísticos, culturais, técnicos e linguísticos, produzidos por comunidades tradicionais por meio da comunicação comunitária.
A Rede Mocambos, ao acumular uma trajetória de quase uma década de articulação negra e
quilombola, traz em suas experiências para o contexto atual de seus encontros, no campo da cultura negra e de pesquisa e desenvolvimento em cultura digital, a possibilidade de estruturação de acervos digitais a partir de servidores de baixo custo. Esses servidores deverão permitir a criação, organização e difusão de conteúdos de saberes ancestrais em comunidades com ou sem acesso à Internet, através de textos, das artes e do áudio visual.
Essa é uma das tentativas de intervir no cenário preocupante de desmantelamento dos saberes afro comunitários, como reflexo de um contexto que associa uma história de invisibilização e opressão pautada no “supremacismo branco” com as eficazes articulações entre capitalismo, racismo e dominação dos meios de comunicação pelas elites.
Esse projeto que permeia o IV Encontro Nacional é um contraponto, consequência de anos de acúmulo, pesquisa e articulação, gira em torno de questões centrais que entendem a apropriação da comunicação numa perspectiva ancestral, não apenas como a ruptura do indivíduo em ser mero receptor de informação, mas também como uma estratégia de poder com capacidade de redefinir e ampliar uma filosofia do ser e suas infinitas possibilidades de intervenção na realidade.
Internet: taina@mocambos.net / www.mocambos.org – Telefones : 19 3228.2993 – 19 3324.39NACIONAL DA REDE MOCAMBOS