Páginas

terça-feira, 17 de junho de 2014

Debate online junta mulheres do mundo em torno do meio ambiente

logo Revista Conexão Afro  14 de JUNHO –Guaíba- RS –Brasil
REVISTA CONEXÃO AFRO
Ouvir / Baixar
Até ao final deste mês, discussões devem envolver tópicos como participação feminina no empresariado e em atividades de subsistência; iniciativa antecede cimeira Pequim +20, a decorrer no próximo ano.

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.
Várias agências das Nações Unidas apoiaram o lançamento de uma ferramenta de discussão eletrónica, que até 24 junho deve chamar a atenção para problemas ambientais e oportunidades do grupo.
Com o título “Mulheres e Meio Ambiente”, o veículo envolve o Programa da ONU para o Meio Ambiente, a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial e a ONU Mulheres.
Pequim+20
A iniciativa Seed, que promove parcerias para o desenvolvimento sustentável, também participa no projeto.
O debate online também deve informar sobre os trabalhos preparatórios das discussões intergovernamentais, que devem anteceder a cimeira Pequim +20. O evento agendado para 2015 vai comemorar o vigésimo ano da histórica Quarta Conferência sobre Mulheres.
Degradação
Entre os tópicos de discussão online estão as empresárias, o trabalho nas economias verdes e o impacto das mudanças climáticas. Por outro lado, será discutida a degradação ambiental e o efeito dos desastres naturais sobre os meios de subsistência do grupo.
Os temas também incluem a participação feminina nas indústrias verdes, as agricultoras e a segurança alimentar e nutricional além dos padrões sustentáveis de produção e consumo.
Avanços
O objetivo principal do debate é sensibilizar e chamar a atenção para problemas e oportunidades emergentes para as mulheres e o ambiente.
Com o projeto, espera-se que sejam documentadas as boas práticas e iniciativas inovadoras sobre os avanços da participação feminina no desenvolvimento sustentável e na economia verde.