Páginas

domingo, 8 de junho de 2014

Religiosos do Candomblé e da Umbanda ocupam a Praça dos Três Poderes,

dia 10/06, às 10h

Casas tradicionais  e religiosos de todo país marcham rumo à Brasília para exigir tratamento digno e

respeito

Assassinatos, terreiros invadidos e depredados, religiosos expulsos de suas casas são fatos que viraram rotina em todo país

Povo de Santo Ocupa Brasília é uma frente formada pelos religiosos mais velhos, das casas mais tradicionais do Candomblé e da Umbanda de todo país, que vai marchar rumo à Brasília, com objetivo de exigir respeito e tratamento digno às religiões de matriz africana. Lideram a marcha a Casa de Oxumaré, Casa Branca do Engenho Velho, Gantois, Axé Opo Afonjá, Tumba Junçara, Bogun, Alaketu, Omiojuarô e, pela Umbanda, o Movimento Umbanda do Amanhã (MUDA).

Na próxima terça-feira, 10 de junho, às 10h, faremos a denúncia de que o Estado brasileiro tem violado sistematicamente o direito de crença e liberdade das minorias religiosas e não tem cumprido os tratados internacionais que garantem proteção a direitos fundamentais dos religiosos de matriz afro. A expectativa de público é de duas mil pessoas, vindas emcaravanas dos Estados da Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Maranhão, Goiás, Rio Grande do Sul e Amazonas.

DOCUMENTO: Na data entregaremos a algumas autoridades, documento produzido por pesquisadores do Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisas (NUFEP) da Universidade Federal Fluminense, que apontam que tanto o Poder Judiciário, as Polícias e as políticas públicas, não atendem as demandas dos religiosos. O documento é o resumo de pesquisas que vêm sendo realizadas desde 2008  sobre casos de intolerância religiosa que chegam ao Judiciário. Anexado ao documento, um dossiê de reportagens sobre sacerdotes assassinados, terreiros depredados e invadidos e uma série de casos de violação aos direitos de sacerdotes e adeptos dos cultos afro.    

DATA: 10 de Junho (próxima terça-feira)

HORA: 10h

LOCAL: Praça dos 3 Poderes, Brasília

Mais informações:

Coordenação de Comunicação 

Rosiane Rodrigues – – 55.21.985920205 / 981642894 

Marcos Resende55.71.9225-9992 e 8813-9905