Páginas

domingo, 28 de junho de 2015

 

porPublicado: 28/05/2015 13h55Última modificação: 29/05/2015 16h55

Entre os dias 9 e 11 de junho será realizado em Belém o 1º Encontro Temático: "Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional na Amazônia", evento promovido pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), órgão da Presidência da República com apoio da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan).  O evento ocorre noHOTEL Princesa Louçã, bairro de Campina, e reúne 200 participantes, que representam os estados da região Norte, o Maranhão e o Mato Grosso.   

O encontro propõe aprofundar a compreensão sobre as especificidades dos sistemas alimentares na Amazônia e discutir os avanços, desafios e caminhos para construção da soberania e segurança alimentar e nutricional da população urbana e dos povos da floresta e das águas. No evento serão discutidas questões sobre terra, território, água, sistemas agroalimentares e programas sociais na Amazônia.

O evento regional faz parte das etapas preparatórias para a 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que será realizada de 3 a 6 de novembro em Brasília.

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2013, a pedido do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), revelou que 1,3 milhão ou 7,8% dos moradores da região Norte sofrem de insegurança alimentar grave.  

O MDS e o IBGE ressaltam que insegurança alimentar grave não significa necessariamente fome, mas sim que algum membro da família, em algum momento nos três meses antes anteriores à pesquisa, teve “privação de alimentos que pode ter chegado à sua expressão mais grave, que é a fome”.

Na região Norte, no recorte de raça e cor, a insegurança alimentar e nutricional grave incide mais sobre a cor/raça amarela/indígena – 13% desses grupos. No grupo preto/pardo esse índice é de 8,4% e entre os brancos chega a 5,3%. No recorte de gênero, o índice é praticamente igual entre homens (7,8%) e mulheres (7,7%). Na população rural é 10,2% e na urbana, 7%.

Serviço

1º Encontro Temático: Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional na Amazônia
Dias: 9 a 11 de junho
Local:HOTEL Princesa Louçã, Av. Presidente Vargas, 882, Campina, Belém
Informações para imprensa: (61) 3411 3349 

Fonte: Ascom/Consea