Na véspera do dia de Iemanjá, Tramandaí já está com tudo pronto para receber cerca de 40 mil pessoas. Muitas pessoas estão com suas tendas de flores, velas, alimentos montadas à espera de veranistas e moradores. De todo o estado vem pessoas que buscam o monumento de Iemanjá para fazer pedidos, promessas, agradecimentos e oferendas à rainha dos mares.
Na manhã desta quarta- feira , já fazem pedidos e oferenda no mar. Iemanjá significa proteção e paz, principalmente para quem depende das águas, como pescadores e navegadores.Junto à imagem de Iemanjá em Tramandaí, acontece há 16 anos a Feira Mística de Ritos Afro-Brasileiros. Ela reúne Babalorixás e Ialorixás do município, atraindo moradores, veranistas e turistas. O atendimento ao público será feito até o dia 7 de fevereiro, das 9 às 24 horas. Segundo os organizadores, o objetivo principal do evento é elevar o culto afro a todas as pessoas que passarem pela feira, trazendo através das consultas com búzios e cartas, a orientação dos Orixás às pessoas.
A meia-noite a festa será marcada pelo show de fogos na beira-mar de Tramandaí e pela chegada do monumento de Iemanjá, que sai da praça às 23h em direção ao mar.