Páginas

sexta-feira, 9 de março de 2012

Saúde nos terreiros no dia da mulher.

Allessandro Montte conduziu a conversa sobre a saúde.

A saúde foi um dos temas abordados noevento “Mulheres de Axé, respeito e amor”, promovido peloInstituto Nangetu no sábado, dia 10 de marçlo, em celebração ao dia internacional da mulher. Aconversa foi conduzida por Alessandro Montte, do Movimento Popular deSaúde – MOPS-PE, que começou fazendo uma enquete com os presente,ele perguntou “o que é saúde?”…. e ficou até engraçado comoforam surgindo tantas definições diferentes para a palavra saúde.

Depois do alvoroço que as respostasque ali apareceram foram causando, ele explicou que a saúde não seresume ao controle ou à prevenção de doenças, e que essa idéiade polarizar saúde e doença termina por desviar a atenção dapopulação para outros fatores que se relacionam com o bem estarpsicológico e social de cada um de nós em suas singularidades.

Com uma conversa cativante, ele feztodos os que estavam ali perceberem que pra nós podemos alcançar o’estado ideal de saúde’ é preciso que se construa um ambientefavorável, com um lugar agradável pra viver, com relações sociaisque respeitam as diversidades de raça, credo, religião e de gênero,e mostrou exemplos de ações sociais onde a coletividade se uniupara a resolução de problemas comuns.

Por fim falou da necessidade docontrole social para o perfeito funcionamento do sistema de saúdepública e deu orientações de como as comunidades podem acessarprogramas e contribuir com melhorias no atendimento de serviços emsaúde.

Projeto Azuelar/ ponto de Mídia Livre – Fotos e textos colborativos.
Equipe de cobertura – Táta Kinamboji, Táta Kitauanje e Táta Kamlelmba

Instituto Nangetu