Sucesso total na abertura da Roda de Conversa o Batuque do Sul Promoveno a Vida, na terreira de Pai Zé de Oxalá em Gravatai- RS no dia 20 de abril de 2012, que abriu gentilmente as portas de seu Ilê, com seus filhos, recebendo convidados, e os gestores da Secretaria Municipal e Estadual da Saúde.Para trabalhar o tema prevenção dentro da terreira, o projeto piloto foi pensado para acontecer em um lugar muito sagrado, no qual para os frequentadores, ainda imperam valores como a palavra, a partilha o respeito a amizade e a vivência do coletivo.
A metodologia teve a previsão de 3 horas, por essa questão foi dividida em momentos.
1º Momento de espera expectativa
Na foto Mãe Gilca de Yemanjá, Mãe Fátima de Oxalá, Mãe Carmen de Oxalá e o anfitrião Pai Zé de Oxalá.
A terreira de Pai Zé de Oxalá, abriu a 1ª de uma série de encontros, que é a proposta do piloto. Sbca- Sociedade Beneficente Cultural Africana escreve uma página na história da religião no estado do Rio Grande do Sul, diante da epidemia da Aids
A participação do Pesquisador Marcelo Musscari, Mãe Gilca de Yemanjá e o Presidente do Conselho de Saúde – Rafaeli Marques da Silva prestigiando a abertura do evento.
Contou com a presença de Ricardo Brasil Charão (em destaque) coordenador da Seção de DST/AIDS da SES/RS.
Equipe do DST /Aids -
2º Momento Abertura
Abertura oficial ficou por conta do chefe da casa
Pai Zé de Oxalá, organizando para dar inicio abertura oficial do evento, Batuque do Sul, importante resposta estratégica para construir politicas públicas sobre ações de prevenção as DST/Aids e Hepatites Virais.
Na abertura liturgica houve muitos toques : atabaques e adjás, para chamar os orixás abençoar todos. Pai Zé de Oxalá, manifestou emoção e alegria de estar recebendo o estado brasileiro em sua terreira, explica que a intervenção está sinalizando novos tempos, de reconhecimento do espaço sagrado como, um espaço que valoriza e promove a vida.
.
3º Momento Apresentação da Rede
Mãe Carmen de Oxalá
A Mãe Carmen de Oxalá, coube o mérito de revelar a trajetória da Matriz africana em reposta a epidemia da Aids, foi ganhando corpo a partir do 1º Seminário AIds e Religião, seguido no 1º Encontro Aids e Religião de Matriz Afro-brasileira, aconteceu em Porto Alegre RS, é daí que nasceu em 2009 a Rede de Núcleos de Ilês Afro Aids, terminava o periódo de silêncio dentro dos terreiros sobre a Aids. O povo do Batuque do Sul, não havia se expressado de forma ativa e aberta sobre o tema, a partir de 2009 entrou no debate .
Jair Andrade , Eliana Alessandra Zambeli Alberti ,Eliana Xavier e Jaqueline Oliveira
A equipe de técnicos do Departamento estadual de DST/Aids e Ações em Saúde da População Negra (DAS) da Secretaria da Saúde,Coordenados por Ricardo Brasil Charão, acompanharam o projeto piloto.
4 º Momento Dinâmica do Nome
5 º Momento atividade Dinâmica do abraço
Braços entrelaçados, o jogo de sorrir, brincar! É jogo, coletivo. É também essa congregação das diferenças, das peculiaridades, das curiosidades, exatamente como é dentro do espaço sagrado, foi o propósito da dinâmica.
6º Momento Dinâmica da transmissão do Axé
O instrumento utilizado para trabalhar a temática foi uma dinâmica de grupo
È preciso considerar as sensações e impressões que se sente, quando existe a permissão de viver a experiência da dinâmica.
Os valores civilizatórios em debate, tem sido ampliado consideravelmente, o movimento das comunidades tradicionais afro-gaúchas de reafirmar suas singularidades, anunciam o próximo momento.
7ª Momento Atração Cultural
Á professora Zélia Lima, representando a Rede Cultura na Rua- Guaíba, tráz a personagem Angola
Atração cultural ficou por conta da personagem Angola, ela vem trazendo uma mensagem.
A riqueza cultural africana, mesclada com mensagens de provocações, tendo como principal alvo o estigma em
torno da AIDS. surprendendo a todos.
8 ª Momento Debate
O começo da conversas foi afiadíssima
Permeou a discussão a curiosidade, dúvidas, e muita vontade de descobrir
e esclarecer,
O filhos de Pai Zé entraram na roda de conversa, demosntrando não se contentar com meias respostas.
Como o próprio nome diz, é uma ação de prevenção da Rede que vem ganhando novas dimensões e significações.
9º Momento Lembranças do evento
Usando e abusando da originalidade do mimo que foi oferecido aos participantes
Demostração de criatividade com as velas em diversas cores simbolizando a vida.
A direção espiritual da casa religiosa. também, teve o cuidado de elaborar um material informativo que foi distribuido. Para que todos possam aprofundar o conhecimento de todos/as e que a roda de conversa possa levar mudanças profundas no pensamento e comportamneto das comunidades tradiconais de terreiras do Batuque do sul, onde um diálogo de promoção e valorização da vida é possível.
10ª Momento
Houve a gravação de depoimentos para campanha de Prevenção da Aids
Encerramento
As palavras , frases que foram trabalhadas durante a Roda de Conversa o Batuque do Sul Promovendo a Vida ; Evocam o compromisso da religião afro gaúcha com a Prevenção da Aids.