N°01- 31 de maio -Guaíba- R–Brasil
1º Momento chegamos no sábado de manhã
O nome da viagem é tra tomarmos um delicioso café, fomos contribuir nos últimos detalhes para o inicio do Seminário.
Nei D"Ogum e Denise , fizeram a revisão do cerimonial.
Pai Ricarde de Ossanha Agué,foi arrumar os arranjos de flores eu fui ajudar.
Testando as Câmaras
Testagem do som
Antes de iniciar a atividade Mãe Carmen de Oxalá, saiu pelas depências da terreira contemplando e elogiando o nível de organização das acomodações externas.
2º Momento apresentação do Ilê Axé Ossanha Agué
Esse é o Ilê Axé Ossanha Agué , que é comandado por pai Ricardo De Ossanha Agué, nesse momento ele esta nos dando boas vindas.
Esse é o Nei D'Ogum que está dando boas vindas ao Ilê Axé Ossanha Agué.
Aqui no Batuque do Sul, não basta dizer que é de axé, agora quem é tem que mostrar onde é o seu Axé.
Me senti muito a vontade no Ilê Axé Ossanhe Agué, em Santa Maria, foi um momento propício para africanizarmos, juntos.
Como todo bom anfitrião, o dirigente do Ilê Ossanha Agué, se preocupou em preparar diversos ambientes com cadeiras para a comodidade e conforto dos convidados.
Esta é a porta principal do salão do Ilê Axé Ossanha Agué. Essas cadeiras já estão disposta, respeitando o principio da circularidade.
3º Momento
O inicio do Seminário Religiosidade e Cultura e o Projeto Piloto Roda de Conversa Batuque do sul promovendo a Vida.
15h05min: Leitura do texto(religiosidade e cultura) com Gabi D’Obá.
15h10min: Apresentação dos projetos Sócio- político- Cultural da Comunidade de Terreiro Ilê Axé Ossanha Agué (Palestrante Nei D’Ogum)
Mãe Carmen de Oxalá, apresentando a Oficina Roda de Conversa O Batuque do Sul Promovendo a Vida
Após o Coffee Break , Inspirados pela oficina de Prevenção HIV nas Terreiro, .houve a discussão sobre o movimento de mulheres 13 de maio abolição não conclusa para as mulheres negras
Abertura da Atividade Roda de Conversa: o Batuque do Sul Promovendo a Vida em Santa Maria. Nosso 12 de maio discute o papel da Terreiro na prevenção e na promoção da saúde da comunidade de Matriz Africana. Yá Carmen de Oxalá II e PaiRicardo De Ossanha Agué, nosso anfitrião!
O papel da terreira, como a cultura africana e a religiosidade de Matriz Africana, vem sendo discutida em no Ilê Axé Ossanha Agué. Encerramento. Apresentação com Flavinha Manda Rima com o rap o “Rei da Rua”
Realização: Comunidade de Terreiro Ilê Axé Ossanha Agué
Programação:
16h00min: Roda de Conversa: O Batuque do Sul Promovendo a Vida. Com Núcleos de Ilês Afro AIDS, gestores da Secção DST/AIDS, Saúde da População Negra, Saúde Mental da Secretaria Estadual de Saúde e ASSOBECATY, Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá.
17h00min: Intervalo (coffee break)
17h15min: Encaminhamento das propostas
18h00min: Encerramento. Apresentação com Flavinha Manda Rima com o rap o “Rei da Rua”
De olho na Flavinha Manda a Rima no Ylê, Pai Ricardo De Ossanha Agué e eu. Batuque do Sul mostrando talento.
SGrande
São esses momentos em que vc sabe " o canto a oralidade do Axé"
Que transforma os valores da existencia!!! Seriedade e comprometimento com o Sagrado! — com Flavinha Manda Rima em Santa Maria
23h30min: Xirê de Ossanha e Entrega do Titulo Obás de Xângo.
Local: Comunidade de Terreiro Ilê Axé Ossanha Agué, Rua: Oxóssi, Q: 32, nº 01, Loteamento Cipriano Rocha, Santa Maria RS.
23:30min: Xirê de Ossanha e Entrega do Titulo Flavinha militante feminista no Movimento Hip Hop a Cultura precisa de representante com este olhar Massa parabens a Assobecaty por registrar este que um momento Historico para a Cultura.
Diante de aproximadamente 200 pessoas que passaram pelo Ilê, durante o dia que foi aberto a cerimônia de entrega do trofeu.
O Babalorixá Ricardo de Ossanha Agué , além de pai de santo, também é acadêmico em artes cênicas, fez questão de dar iniciou a cerimônia.
.A entrega do Trofeu Os Obás de Xângo Titulo que o Ilê concede de 2 em 2 anos Para personalidades que contribuem para dar visibilidade para as questôes da Negritude e Religiões Afro- Brasileiras são Yá Carmen. Prof Ceres de Paula do GT da Diversidade da 8ª CRE da Sec Est de Educação. Marlene de Paulo coord do Coletivo Mãe África da Cidade de Cacequi RS.
A questão de gênero e etnia foi harmoniosamente inserida na atmosfera sagrada, fazendo e proporcionando uma estadia memorável as homenageadas.
Esta linda e emocionante celebração
Apoio: MTM, Museu Treze de Maio, Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria, NEAB, Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro da UFSM, AENUFSM, Associação de Estudantes Negras e Negros da UFSM, Ilê Axé Oxum Panda, CO-RAP, Coletivo de Resistência Artística Periférica e 8ª CRE, 8ª Coordenadoria Regional de Educação.
Homenageadas, Obás de Xangô, Mãe Carmen de Oxalá, Prof Ceres de Paula GT da Diversidade da 8ª CRE e Mãe Marlene de Paulo da Sociedade Mãe àfrica de Cacequi,
Antes de iniciar o XiRÊ, foi entregue o Trofeu Obá de Xangô entregues por expoentes das lutas como o Prof Ms Carmen Deleacil Ribeiro Nassar coord do NEAB Núcleo de Estudos Afro- Brasileiros da Ufsm. Prof Normélia Parise Pró- Reitoria de Extensão e Cultura Da Furg Universidade de Rio Grande. Pof Ms Giane Vargas Escobar, Diretora Técnica do Museu Treze de Maio e do Museu Coronel Pillar da Brigada Militar de SM
Do turno da manhã do dia 12 até o amanhecer do dia 13 o Ilê Ossanha Aguè, reuniu grandes nomes que enriquecem o cenário religioso,político , negro de mulheres e intelectual da cidade de Santa Maria. A baixo fica a lista das
As Presenças da Srta Nayra Silva Presidente da AENUFSM, Associação de Estudantes Negras e Negros da UFSM
Prof Ms Giane Vargas Escobar Diretora Técnica do Museu Treze de Maio e do Museu Coronel Pillar da Brigada Militar De SM
Prof Ms Carmen Deleacil Nassar coordenadora do NEAB Núcleo de Estudos Afro- Brasileiros da UFSM
Prof Dra Normélia Parise Pró- reitoria de Extensão e Cultura da FURG Universidade de Rio Grande
Prof Luciane Mello do Centro de Educação da UFSM
Dr Werner Rempel, Médico Nefrologista
Mãe Rejane de Yemanjá e Filhos
Mãe Sandra de Oxum Adocô e Filhos
Mãe Enida de Yemanjá e Filhos
Mãe Cleusa de Yemanjá e Filhos
Pai Rogério de Ogum e Filhos
Pai Maicon de Oxalá e Filhos
Sandra de Oxum, Kelly de Oiá e Egidia de Xangô Filhas de Santo de Pai Sandro de Ogum POA
Beijos, Abraços e um forte AXÈ !!!
Vilnes Gonçalves flores Júnior - Nei D'Ogum
Coordenador do NACE Núcleo de Ações Culturais Educativas do MTM Museu Treze de Maio
Coordenador do Colegiado de Culturas Populares da SEDAC RS
RP do YlÊ Axé Ossanha Agué
(55) 99068255
Domingo após o almoço a entrega da camiseta da Rede Cultura na Rua