Páginas

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Não pecar o Jô no dia 5 de agosto

Mutá Imê do Meiá, Taata de Nkisi (Sacerdote Mor) da Casa dos Olhos do Tempo que Fala da Nação Angolão-Paquetan, é uma das personalidades que será entrevistada pelo Jô Soares no Programa do Gordo na noite da “

Marcio Alexandre M. Gualberto

Não pecar o Jô no dia 5 de agosto

por Marcio Alexandre M. Gualberto, quinta, 4 de agosto de 2011 às 07:33

Caríssim@s irm@s de Alma e Amig@s,

Mutá Imê do Meiá, Taata de Nkisi (Sacerdote Mor) da Casa dos Olhos do Tempo que Fala da Nação Angolão-Paquetan, é uma das personalidades que será entrevistada pelo Jô Soares no Programa do Gordo na noite da “Sexta-feira 05 de agosto de 2011”.

Essa é uma rara ocasião de poder ouvir e ver um “bakulo” (ancião da nação angolera) de tamanha sabedoria, contando para nós parte da história dessa Nação Bakongo (Bantu-Kongo). Mulheres e homens oriundos da região ocidental africana, hoje dividida nos países de Angola e Congo, que aportaram na Bahia em 1567, trazidos para terras brasileiras em situação de escravidão faz quase 500 anos, a bordo do navio Angolão-Paquetan, quando este fez sua primeira viagem desde um porto da Mãe África até a Bahia de Todos os Santos. Foram eles e elas que construíram a bela Igreja do Rosário dos Pretos, entre muitas outras coisas, por exemplo... e por aí vai desenrolando a meada da sua... da nossa história...

Aproveitem! de conhecer uma parte da história do legado do povo Banto-Kongo na construção da identidade brasileira, de sua própria identidade, minhas amigas e meus amigos.

Beijos nos seus corações e um abraço assiiiiiiiiiiiim de grande,

Kena

-- 

Maria Eugenia Urrestarazu Silva