Páginas

sábado, 14 de abril de 2012

1ª Oficina Estadual de Políticas Públicas para as Comunidades Tradicionais de Terreiros- RS

Aos Companheiros de Colegiado

No dia 02 de abril, aconteceu a reunião mensal do colegiados das Culturas Populares ocorrida na Casa de Cultura Mário Quintana, essa reunião teve duas pautas:


A primeira foi comentado sobre o investimento que o Governo do Estado vai fazer na cultura. Os recursos , Fundo de Apoio á Cultura FAC - 2012, permitirão que a Secretaria da Cultura realize  dois primeiros editais de Estímulo ao Desenvolvimento da Economia da Cultura. Um deles vai para a sociedade civil e o outro para Prefeituras municipais. - Fundo de Apoio à Cultura (FAC) 2012.


A segunda : Mãe Carmen de Oxalá , fez uma breve apresentação da 1ª Oficina de Elaboração de Políticas Públicas para as Comunidades Tradicionais de Terreiros, ocorrida em novembro de 2011 em São Luiz do Maranhão.


O Colegiado de Culturas Populares, através da coordenação de Vilnes Gonçalves Flores Júnior - Nei D'Ogum informa às autoridades civis e religiosas de todo Brasil,que no mês de fevereiro do decorrente ano, aconteceu uma reunião com a regional no Minc ( Ministério da Cultura) no estado, buscando informações sobre a sistematização e encaminhamento da 1ª Oficina de Políticas Públicas para as Comunidades Tradicionais de Terreiros, na ocasião, também foi apresentado proposta de realizar uma oficina semelhante no Rio Grande do Sul, preservando alguns aspectos da oficina em São Luís de Maranhão.


As articulações continuaram, formando a realidade concreta de realização da 1ª Oficina Estadual de Elaboração de Políticas Públicas para As Comunidades Tradicionais de Terreiras no TEIA-RS. Houve a retirada do nome de Mãe Carmen de Oxalá, para representar o colegiado nas reuniõies preparatória para o TEIA –RS. Assim como para estar convocando reuniões com as comunidades tradicionais de terreiros, para levantar sugestões e encaminhamento para o evento.


Sem mais para o momento

Vilnes Gonçalves flores Júnior - Nei D'Ogum

Coordenador do NACE Núcleo de Ações Culturais Educativas do MTM Museu Treze de Maio

Coordenador do Colegiado de Culturas Populares da SEDAC RS

RP do YlÊ Axé Ossanha Agué

(55) 99068255