Páginas

quinta-feira, 26 de abril de 2012

REDE ESTADUAL DE ILÊS AFRO AIDS- Projeto Piloto o Batuque do Sul Promovendo a Vida

Pai Zé de Oxalá, é assim que ele é conhecido, querido e respeitado  na cidade de Gravatai.

P4110025

Pai Zé integra a resposta dos religiosos de comunidades tradicionais de terreiros do Batuque do Sul a epidemia da AIDS.

 

Sbca - – Sociedade Beneficente Cultural Afro Reino de Oxalá Olokun e Oxum Pandá, abriu suas portas para  receber na sexta (20) o Projeto Piloto

RODA DE CONVERSA: O BATUQUE DO SUL PROMOVENDO A VIDA

O marco que a religião da matriz afro 1 º Seminário Aids e Religião em 2008,

1º Encontro  AIDS e Religião de Matriz Africana em 2009, neste  foi oficializado a formação da Rede Estadual de Núcleos de Ilês Afro Aids. No  dia 2 de Dezembro de 2010 Pai Zé e Mãe Fátima realizaram em Gravatai o 1º Aids e Religião de Matriz Africana , na Sede da Acecovale.

P4110003

Para quem não sabe, a parceria vem desde 2008, e o projeto piloto deveria  acontecer  no dia 20  no Ilê de Pai Zé e 27 no terreiro de Mãe Fátima de Oxalá, como o  Ilê de Mãe Fátima de Oxalá está em obras. Dia (27) o piloto acontecerá no Ilê de Pai Zé.

P4110008

O primeiro dia do Projeto Piloto Roda de Conversa Batuqujaneiro deste ano.

 

P4110005

A professora de Literatura Zélia Lima, com muita disposição veios da cidade de Guaíba, para contribuir e surprendeu as pessoas com sua criatividade e talento.

   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
Expectativa é a palavra que marca a chegada da Rede Estadual de Núcleos de Ilês Afro Aids em Gravatai  
P4110002  
   

O primeiro dia do Projeto Piloto  Roda de Conversa Batuque do Sul: Promovendo a Vida aqueceu o debate sobre Aids no Terreiro de Pai Zé de Oxalá em Gravataí, na noite de sexta-feira (20 ), contou com a participação dos religiosos de Gravataí, e Gestores comprometidos com a gestão da saúde de ânbito estaduais e municipais compr mesa “Muniz e outras faces”. Tendo como local o Salão Pedro Calmon, no Palácio Universitário da Praia Vermelha, o evento reuniu a professora Narcimária da Luz, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb); e Nizia Villaça, Márcio Tavares D´Amaral e Raquel Paiva (mediadora), da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ. A Semana Muniz Sodré, que acontece de 16 a 20 de abril, reúne professores, pesquisadores e demais discípulos do homenageado, que completou 70 anos em 12 de janeiro deste ano.