Páginas

terça-feira, 3 de abril de 2012

VISITA DO CONSELHO DA ASSISTENCIA SOCIAL NA ASSOBECATY PODE RESULTAR EM CONVENIO

No dia (29) quarta – feira, Assobecaty- Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá, situada no município de Guaíba deu um passo importante, recebeu a visita do Conselho de Assistência Social, que  foram averiguar  uma série de critérios, que poderam definir a possibilidade repasse de recurso. Na ocasião foi apresentado além da estrutura fisica, também foi demonstrado os trabalhos sociais desenvolvido pela entidade com grupos excluídos, crianças e adolescentes em situação de risco, prevenção HIV AIds,mulheres negras em situação de violência, entre outros. Ao firmar a parceria a entidade poderá receber apoio que garantirão sustentação as iniciativas e tornar o atendimento social eficiente, justo e equilibrado. P3250009

Essa é a entrada principal da Assobecaty, uma ampla área coberta que serve de sala de espera.

P3250008

Na entrada da porta de entrada da setor  que abriga o trabalho social, na mesa contém a gravação,  Ministério das Comunicações e  Programa de Inclusão digital. Nela também, estão exposto os  três veiculos de comunicação impressos que são elaborados dentro da  entidade que são eles: Revista Rede Cultura na Rua, Revista Conexão Comunitária e o Jornal Conexão Afro. Além dos 43 blogs, e o pedido de uma concessão de rádio Comunitária, todos,  fazem da Assobecaty  referência de Comunicação no Brasil.

P3250005

Essa sala é onde esta as caixas e mesas dos equipamentos para a instalação do telecentro, esta sendo aguardado a antena.

P3250006

Na seguência temos a sala de grupo operativo, trabalho em grupoterapia, roda de conversa e reuniões. As terapias é sempre em grupo, porque não dá tempo de fazer nada individualmente. O acompanhamento social, apenas uma vez por semana.

P3250007

Esta  sala do Projeto Ponto de Escuta Psicológica, nela acontecem

os atendimentos individuais de pacientes, que estão correndo grande risco ou  muito deprimidos 

A psicologia  se mantém  presente de forma voluntárias, desde o ano de 2007

P3250002

Assobecaty, não é diferente das inúmeras entidades que fazem muito, com tão pouco dinheiro, fazem uma ginástica para manter as ações

P3250001

O grande desafio tem sido  o trabalho com a juventude

P3250004Esta porta é a  linha divisória entre as ações sociais do espaço sagrado da AssobecatyP3250011

O terreiro tradicional  tem  78 anos de existência e 24 de conotação juridica com trabalho comprovadamente voltado para a comunidade do bairro Jardim Santa Rita- Guaiba. Apesar disso. Assobecaty  não recebe um centavo do poder público municipal, estadual  ou federal. A necessidade de buscar parceria, apoio ou convênio  é a  instalação do telecentro, que é uma questão de dias,  a idéia é que, após a inauguração,  vai resultar no acréscimo de despesas, principalmente com energia elétrica.

Com um recurso tão escasso, o trabalho que depende da boa vontade de doadores eventuais, assim , como o  valioso empenho dos voluntáriados, além dos atores  culturais,  que compõe a Rede Cultura na Rua, fatores que  nem sempre podem ter a dedicação necessária para dar conta dos projetos que são desenvolvidos em prol da comunidade do entorno.