Páginas

terça-feira, 26 de junho de 2012

Em palestra, conselheira fala sobre conquista de direitos sociais e democracia

19 de junho de 2012

Em palestra, conselheira fala sobre conquista
de direitos sociais e democracia

A conselheira Daniela Frozi, do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) participou do Diálogo sobre Desenvolvimento Sustentável (Sustainable Development Dialogue Days) no sábado (16). Ela palestrou sobre o contexto da recente democracia brasileira e as conquistas de direitos sociais pela sociedade civil, como o direito constitucional à alimentação.
A conselheira destacou os papéis político e institucional do Consea na construção da cidadania alimentar e na construção de políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). De acordo com ela, “a diversidade social dentro do Consea representa a vocalização de segmentos invisibilizados (antes invisíveis) na história brasileira e sinaliza que o diálogo democrático é necessário para a construção de um cenário sem fome onde não seja necessário abrir mão da soberania alimentar e dos princípios de justiça ambiental”.
Ainda de acordo com a conselheira, a governança participativa e deliberativa do Consea indica para o governo que a temática possui uma agenda comum com a sustentabilidade social, econômica, política e ambiental. “O Consea é um exemplo internacional muito singular de participação de diferentes atores na formulação e gestão de políticas públicas”, concluiu.
O Diálogo contou ainda com a participação de Selvino Heck, também conselheiro do Consea, que falou sobre o Fome Zero e a Rede de Educação Cidadã (Recid) e o atual programa Brasil Sem Miséria do Governo Federal.
Fonte: Ascom/Consea

Assessoria de Comunicação
(61) 3411.3279 / 3483
www.presidencia.gov.br/conseaascom@consea.planalto.gov.br
Redes Sociais