Páginas

sábado, 7 de julho de 2012

de 06 de julho de 2012

O Ministério da Cultura, por meio da Representação Regional em Minas Gerais, e a  Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lançam oficialmente , no dia 18 de julho, às 17h, no Teatro Santa Izabel, em Diamantina, a Rede Saúde e Cultura em Minas Gerais. A cerimônia, que contará com a presença da chefe da Representação Regional do MinC em Minas Gerais (RRMG/MinC), Cesária  Macedo, e da coordenadora do projeto, Luciana Sepúlveda, pesquisadora da Fiocruz- Brasília, será realizada dentro da programação do 44º Festival de Inverno da Universidade Federal de Minas Gerais, que acontece na cidade de 15 a 26 de julho .

Parceria entre o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC/MinC), e a Fiocruz, a Rede Saúde e Cultura tem como objetivo trabalhar pela promoção da saúde e pela qualidade de vida a partir do fortalecimento e da aproximação entre as políticas públicas de saúde e de cultura.

A Rede Saúde e Cultura contará com um espaço dedicado a oficinas, rodas de conversas, exposições e mostras de projetos que atuam na interface saúde e cultura. O Espaço Saúde e Cultura funcionará no Centro Vocacional Tecnológico Chica da Silva (Praça Doutor Prado, nº 99) e pretende ser um local de visibilidade e de integração dos atores que atuam nestas áreas.

Oficina

No dia 19 de julho, às 17h, o Espaço receberá a oficina Saúde e cultura: tecendo a rede! que será ministrada pela coordenadora da Rede, Luciana Sepúlveda Köptcke. O objetivo da oficina é promover a colaboração entre atores e experiências que relacionam as áreas da cultura e da saúde.

Após a oficina, às 19h30, será lançado o livro A Sabedoria Que a Gente Não Sabe do segundo volume da coleção Arte e Saúde Mental. O livro é uma coletânea de textos e palestras de diversos autores como Benilton Bezerra, Paulo Amarante, Gina Ferreira e Lula Wanderley realizadas durante os I, II, e III Encontros de Arte e Saúde Mental, ocorridos entre 2006 e 2009 no Rio de Janeiro e em São João Del Rei

Depois do lançamento da obra será realizada roda de conversa com o professor Walter Melo Junior da Universidade Federal de São João Del Rei (MG) e um dos organizadores da publicação.

Pontos de Cultura no Festival

Representantes de 33 Pontos de Cultura de Minas Gerais participarão da 44ª edição do Festival de Inverno da UFMG, que tem como tema O Bem Comum. A iniciativa acontece graças à parceria entre a UFMG, o Ministério da Cultura, a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e a Comissão Estadual dos Pontos de Cultura de Minas Gerais. O 44º Festival também recebe recursos da Lei Rouanet.

Os representantes integrarão as atividades do Festival, que terá uma programação voltada para a formação e a experiência compartilhada entre os participantes. Serão criados grupos de trabalho em seis casas temáticas que terão como foco o estímulo à invenção, a aprendizagem e a reflexão crítica. A ideia é que estas Casas sejam espaços de troca e circulação de saberes e práticas, num diálogo horizontal entre os conhecimentos acadêmico e o tradicional.

Seminário

Integra ainda a programação do Festival de Inverno da UFMG o seminário Os saberes e o bem comum que acontecerá também no dia 18 de julho, a partir das 15h (antes do lançamento da Rede Saúde e Cultura) no Teatro Santa Izabel e terá como tema A palavra, o canto a cura. O seminário terá como palestrantes o mestre Toninho Maxacali, o antropólogo e jornalista Spensy Pimenttel, o mestre-aprendiz Guarani, Valmir Gonçalves Cabrera e o cantor e “guardião da cultura”, Getúlio Krahô.

Durante o seminário haverá exibição do filme Mbaraká: a palavra que age, que aborda o universo dos cantos xamânicos por meio dos aspectos performáticos da palavra, da sonoridade, do gesto, da dimensão onírica e de volição mobilizada pelo canto.

(Redação: Heli Espíndola, com informações da RRMG/MinC)