Páginas

terça-feira, 24 de julho de 2012

XII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

20 de julho de 2012 - Começou no dia 16 e vai até o dia 28 de julho, na cidade de São Jorge (GO) o XII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. O evento reúne grupos de cultura tradicional e mestres da cultura popular de todo o país para troca de saberes, debates e proposição de ideias que favoreçam a criação e efetivação de políticas públicas voltadas às comunidades tradicionais brasileiras.

Levantamento do Mastro e Império Kalunga

O encontro terá a participação de comunidades da cultura tradicional da Chapada dos Veadeiros como: Colinas do Sul e sua Caçada da Rainha, a Catira e a Curraleira dos foliões de São João D’Aliança, a Sussa do Sítio Histórico Kalunga e o Congo da comunidade de Niquelândia. Dentro da programação do Encontro, além das apresentações culturais, acontecem ainda o I Encontro de Lideranças Quilombolas, o V Encontro de Capoeira de Angola, a VI Aldeia Indígena Multiétnica, o Diálogos Interculturais sobre a Águas, conhecido como Cúpula das Águas, e a III Mostra CENTROÉCine.

O evento contará com a presença do secretário-Executivo do Ministério da Cultura, Vítor Ortiz, no domingo (22). A Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC também marcará presença no evento por meio do coordenador-Geral de Cultura e Cidadania, Pedro Domingues, que participa como palestrante no domingo (22), às 15h, da Roda de Prosa Políticas Públicas para Culturas Tradicionais, que será realizada dentro da programação do I Encontro de Lideranças Quilombola de Goiás.

Encontro Quilombolas

Montagem da oca xinguana

O I Encontro de Lideranças Quilombolas de Goiás tem como objetivo promover uma integração entre os líderes de cada região, para que discutam políticas públicas voltadas aos povos tradicionais.Goiás possui 22 comunidades quilombolas reconhecidas pela Fundação Cultural Palmares (FCP/MinC), entre elas o povo Kalunga, considerado a maior do país.

Neste primeiro encontro que acontece entre os dias 20 e 23, além das lideranças afro, participam também membros dos povos indígenas presentes no XII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. O evento será mediado pelo antropólogo e professor da UnB, José Jorge de Carvalho.

Aldeia Multiétnica

A presença indígena tem sido marcante no Encontro de Culturas desde a sua criação. Criada em 2007, a Aldeia Multiétnica surgiu como uma forma de colocar o público em contato direto com os costumes, tradições e modos de vida das etnias indígenas, tendo a vivência como meio de ação.

Espaço de integração cultural, a Aldeia desenvolve atividades que visam promover a interatividade dos grupos indígenas entre si e com o público, como rodas de prosa, oficinas de artesanato e pinturas corporais, além de exposições fotográficas e exibição de vídeos produzidos pelos próprios indígenas.

Em 2011, o projeto assumiu um novo formato com a construção de uma verdadeira aldeia indígena, instalada às margens do Rio São Miguel. O objetivo é que cada povo tenha sua “casa” no local, constituindo uma legítima Aldeia Multiétnica. Os Yawalapiti iniciaram esse novo modelo construindo – com auxílio da comunidade Kalunga – uma Oca Xinguana, a primeira da Aldeia.

Anfitriões da VI Aldeia Multiétnica os índios Kayapó construiram a segunda moradia do local onde receberão outros povos, incluindo etnias que participam do evento pela primeira vez. Esse ano, o espaço recebe os povos Yawalapiti, Krahô, Xavante, Fulni-ô, Desana, Kaxinawa, Kuntanawa, Yawanawá e Guarani, formando um grupo de cerca de 200 indígenas.

Diálogos Interculturais sobre a Água

A programação do XII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros apresenta uma programação exclusiva acerca dos Diálogos Interculturais sobre a Água. Para fomentar a discussão, o evento realiza o Encontro de Planejamento do Processo Formativo do Centro de Saberes e Cuidados Socioambientais da Bacia do Prata 2012. Conhecida como Cúpula das Águas, a agenda de reuniões e oficinas tem como proposta central atividades de promoção ao diálogo e à organização do que for deliberado por meio dos debates, que serão realizados no período de 25 a 27 de julho (saiba mais aqui).

V Encontro de Capoeira Angola

O Encontro de Capoeira Angola foi introduzido no Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros com o intuito de fortalecer os laços culturais de origem afro-brasileira na região. A ideia é promover a reunião de gerações de Capoeira Angola, unindo velhos Mestres, de reconhecimento mundial, a novos Mestres e praticantes que lutam pela manifestação.

O V Encontro de Capoeira Angola, que será realizado durante o XII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, de 27 a 29, tem como objetivo conscientizar a população, especialmente crianças e jovens, acerca das práticas e representações que configuram o racismo e o preconceito.

CENTROÉCine

Em sua terceira edição, o CENTROÉCine, mostra de audiovisual, terá quatro mostras: Panorama da Imagem Indígena, Mundo das Crianças, Revendo as Culturas Tradicionais e Panorama Centro-Oeste.

Outro diferencial dessa terceira edição é a exibição de filmes durante a VI Aldeia Multiétnica. Com a temática “Panoramas da Imagem Indígena”, as etnias poderão assistir filmes realizados por cineastas como Andrea Tonacci e Cao Hamburguer, além do aclamado filme Hotxuá, de Letícia Sabatella, bem como produções feitas nas próprias aldeias, resultado do encontro entre os índios e a sétima arte.

Na Vila de São Jorge, a mostra “Mundo das Crianças” é voltada ao publico infanto-juvenil. Com produções do Brasil, Burkina Faso, Níger e França, o objetivo é mostrar às novas gerações como as infâncias podem ser diferentes em lugares com culturas distintas e graus de desenvolvimento econômico e social.

A mostra “Revendo as Culturas Tradicionais” estabelece um paralelo entre como algumas comunidades eram vistas no passado e como são retratadas atualmente. Entre os assuntos abordados estão o samba carioca, os repentes e as emboladas de coco, além da capoeira angola.

Confira aqui o site oficial do Encontro de Culturas.

Fonte: Ministério da Cultura - MinC (www.cultura.gov.br)

(Redação: Heli Espíndola, Comunicação/SCDC)
(Fotos: Fredox Carvalho)