Páginas

terça-feira, 24 de julho de 2012

Pai Cleon em Àfrica

Da mesma forma, não perdeu a capacidade de alimentar o imenso sonho de sua vida espiritual. O passaportes, com o nome Cleon Fonseca é o passe para a concretização dele. Pai Cleon parte de Porto Alegre para a África do Sul, no dia 06 embarque. O avião partiu de Porto Alegre em direção,a São Paulo, fez escala em Lisboa, Angola. Enfim, 16 de junho chega em Cabinda .

cabindaretorno-070_thumb1

A viagem tem a finalidade de reencontrar os traços ainda vivos, da religião afro, no continente africano. Assim, como poder transportar um pouco da terra ancestral para redistribuir com os espaços que tem compromisso com a cultura afro-brasileira.

O território de Cabinda cabindaretorno-038_thumb2

A província de Cabinda está situada ao norte de Angola. Território da costa atlântica africana com cerca de 7.283 quilómetros quadrados.Clima tropical húmido. A temperatura média anual oscila entre os 25 e os 30ºC.

bandeiracabinda_thumb6

CABINDA - Nascida junto ao porto do mesmo nome.

cabind2-0251_thumb1a

Pai Cleon em Cabinda significa , que carrega consigo um pouco de sua história de vida, o seu modo de vida, a sua religiosidade, a sua cultura, a sua identidade. Buscou construir laços de integração com sua história e sua perseverânça , assim com um permanente entusiasmo, montou, planejou e concretizou a viagem dos seus sonhos. Agora , já está em solo Áfricano.

cab3-009_thumb10

Pai Eduardo de Xapanã, foi cicerone durante a estada africana. Estatua em homenagem ao Papa.

cabind2-028_thumb1

As mulheres da comunidade cabindensa. Em frente ao monumento Nossa Senhora Rainha do Mundo.

cab3-010_thumb2

cab3-018_thumb3

O povo de Cabinda tem uma história de dificuldades, não só por ter sofrido com a escravidão e o trabalho forçado, como também por ter experimentado anos de desordem durante a época dos antigos reinos tribais.

cabind2-031_thumb5

Pai Cleon pode comparar as diferenças das práticas religiosas, isto é ver a religião de matriz africana, de outro angulo, e poder mensurar se a religião é original ou que dela restar na África e no Brasil.

O momento mais sagrado : O contato com a Terra, esse, contato tem um fundo mítico profundo. Além,da terra que forma, no imaginário o território africano, ter uma forte simbologia no relacionamento entre os dois países

cabind2-045_thumb1

Para um legitimo filho de Oxalá, que foi iniciado desde 12 anos de idade, e que em sua trajetória espiritual construiu o Reino de Oxalá, que é uma referência no Brasil e exterior. Esse é o momento mais sagrado, troca simbólica, Pai Cleon e a TERRA DA ÁFRICA é um momento ritual de um infinito sentido e um conjunto de significações sagradas que é suscetível de receber qualquer sentido possivelmente vai inspirar, mexer, inquietar, intelectuais de várias áreas cientificas para estudar esse fenômeno e traduzir em conhecimento que possam contribuir para a valorização da povo e comunidades tradicionais no Brasil .

cabind2-036_thumb3

Além do interesse , o territóriode l tem forte simbologia no relacionamento entre os dois paísescabindaretorno-010_thumb4

África se revela e exibe a olhos nus, essa é a realidade, do centro de Cabinda!

cabindaretorno-026_thumb1

Aeroporto de Cabinda, Pai Cleon de Oxala. A sua chegada a Cabinda a Delegação oficial foi recebida no Aeroporto de Cabinda pelo Director Provincial dos Desportos de Cabinda Oscar Dilo, acompanhado pelo vice-presidente da Associação Provincial de Futebol em representação do Presidente da Associação sr José Alberto Macaia que já esperava pela Delegação na vila Olimpica onde a selecção ficará alojada durante o período de permanência nesta Provincia.

cabindaretorno-029_thumb1

Ao retornar para o Brasil, com o sonho realizado, a obsessiva busca das"Áfricas brasileiras" em solo africano, deixa Pai Cleon, com a sensação de ter preenchido uma lacuna ou estabelecido um elo forte entre passado e presente, entre memória e história com esta dupla experiência, que lhe possibilita a gratificação pessoal e a certeza de ter sido autorizado pelo orixá Oxalá em cumprir essa grande missão religiosa .

Epa Babá !