Páginas

terça-feira, 10 de julho de 2012

II Seminário Aids e Religião

Apresentação

A questão religiosa esteve presentes desde muito cedo nas discussões sobre a epidemia de AIDS. Os discursos e práticas religiosas foram usados como instrumento de culpabilização das pessoas infectadas com o vírus HIV e doentes de AIDS contribuindo para a estigmatização e não promovendo um engajamento efetivo no seu enfrentamento. Contudo, desde o início da epidemia houveram inúmeras iniciativas importantes desenvolvidas a partir das religiões que merecem ser visibilizadas.

Evento

Em 2010, a Faculdades EST, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Leopoldo, através da Coordenação Municipal de DST/AIDS e do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), e com a ONG Apoio, Solidariedade e Prevenção à AIDS (ASPA), realizou um Seminário sobre AIDS e Religião, discutindo desafios e perspectivas para o enfrentamento da epidemia. Esse Seminário também fez parte do processo de organização e implantação do Programa de Pesquisa em HIV/AIDS e Teologia, iniciado em janeiro de 2011 na Faculdades EST.

Em 2012 a primeira turma do Mestrado em HIV/AIDS e Teologia encerra o seu período de estudos e pesquisa. Com um grupo de parceiros ampliado, a Faculdades EST e a Coordenação Municipal de DST/AIDS estão promovendo mais um Seminário AIDS e Religião. Dessa vez, o Seminário pretende discutir de que forma a teologia pode oferecer subsídios para o trabalho desenvolvido no âmbito da epidemia tanto por parte das diferentes religiões quanto no âmbito das políticas públicas, particularmente no acolhimento nos vários níveis de atenção. Será uma oportunidade para debater com especialistas nessas temáticas, para compartilhar pesquisas desenvolvidas nessa área e para conhecer experiências propositivas e promissoras.

Cada vez mais o silêncio ou a condenação simplista dão lugar a perspectivas que procuram compreender todas as questões implicadas na epidemia de HIV/AIDS no âmbito das religiões. Ao mesmo tempo, os/as agentes do poder público são confrontados/as com as questões religiosas que ajudam a configurar o universo de sentidos das pessoas com as quais trabalham. A teologia, enquanto saber produzido no cruzamento dessas duas realidades, tem o potencial de ajudar a estabelecer pontes que preservem as características e as responsabilidades de cada um desses espaços e, ao mesmo tempo, permitam um diálogo produtivo e capaz de incidir positivamente na vida das pessoas que vivem e convivem com HIV/AIDS.



Compartilhe: