Páginas

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Saúde para os Quilombolas de Palmares do Sul

Fomos em Palmares para ver a situação de uma aldeia guarani. Por indicação de colnhecidos em Palmares, foi conhecer  a comunidade Quilombola.
Estive a primeira vez numa  comunidade Quilombola.. De antemão - em entrevista com a técnica de enfermagem desta comunidade - ficamos sabendo que a situação de saúde deste Quilombola (350 pessoas) é muito precária.
Casos de doenças de pele, diabete, depressão, de visão é algo que nos chamou atenção.
Nos dias 25, 26 e 27 de julho estaremos realizando no município de Palmares do Sul atividades de telemedicina (PUCRS) com comunidade Quilombola. Conseguimos auxilio de alimentação com a EMATER, pouso com Secretaria de Saúde... e assim fomos conseguinto as condições necessárias. Toda a nossa atividade será gratuíta (levaremos 9 profissionais da pucrs)
Já faz longo tempo que trabalhamos no orte do Brasil com aldeias indígena. Aqui no sul iniciaremos a primeira vez atuaremos com Quilombolas. E já como sugestão: a composição de um comitê para a saúde em área quilombola do Rio Grande do Sul - e mesmo do Brasil. Conte comigo.
Neste sentido - queremos chamar atenção pela necessidade urgente de saúde em Quilombolas. Se, unirmos mais pessoas - bem como maior comprometimento  setor  público, das prefeituras, de órgãos  de apoio aos quilombolas, alcançaremos um novo modelo para resolver estas situações especiais de saúde em área quilombola.
Vamos em frente,
Edison Hüttner
Centro de Micro Gravidade e Núcleo de Estudos e Pesquisa em CUltura Indígena da PUCRS