Páginas

domingo, 13 de novembro de 2011

CELEBRE VISITA NO ILE DE MAE CARMEN DE OXALA

CÉLEBRE VISITA NA ASSOBECATY

Hoje dia 09 de novembro, a ASSOBECATY recebeu a visita  de Camilo de Lelis.O renomado teatrólogo é referência na produção do teatro de rua em Porto Alegre.

Todos os anos a capital gaúcha é agraciada com a Arte Cênica ao ar livre.Camilo de Lelis dirige atores e centenas  de coadjuvantes na já conhecida Procissão do  Morro da Cruz,evento que marca  as comemorações da Semana Santa no cristianismo.

Com intenso amor pela arte, Camilo  e sua equipe transformam o percurso e o local onde é   encenada a  crucificação de Jesus Cristo num cenário emocionante  e encantador .O evento é considerado  tradição na capital,arrasta mais de 30 mil pessoas.

100_1508Conhecedor  da cultura afro-brasileira e de alguns feitos culturais  de Mãe Carmen de Oxalá ,não hesitou  viajou até  o município vizinho.

   A bordo do Catamarã  apreciando as belas paisagens  do cenário natural  do lago Guaíba. Camilo desembarcou no porto da  cidade , onde   foi recepcionado por  Mãe Carmen de Oxalá, presidenta da ASSOBECATY,instituição civil conceituada como referência Afro-cultural e social  no município,no Estado e no Brasil.O motivo do encontro desses dois cidadãos ilustres, é  a  organização da procissão da Mãe Oxum.  Este evento  que foi reativado há  4 anos por uma comissão de  religiosos e estudiosos da cultura afro-brasileira.  O evento  acontece anualmente na cidade  de Guaíba, arrasta centenas de féis e admiradores  da religião afro-brasileira.

O objetivo do encontro  é transformar  a procissão da Mãe Oxum em um mega evento, com cenário e apresentação teatral ,visando respeitar , valorizar  e  disseminar   a temática religiosa e cultural  .

Camilo foi acompanhado por Mãe Carmen de Oxalá  até  a Praia da Alegria, cujo  cenário,é  exuberante. Lá  será realizada a procissão de OXUM   e também abriga   a pedra de XANGÔ,  patrimônio natural  presenteado pela mãe natureza. 

100_1514100_1512 100_1512Mãe Carmen de Oxalá e demais estudiosos estão lutando para que  na Pedra de Xangô seja o mais novo  patrimônio

imaterial da cidade. Luta reconhecida pelos órgãos culturais  do município , que deram uma atenção especial,isolaram   a pedra  para ficar livre de qualquer descuido da população.

Após  o deslumbre e encantamento pelas belezas naturais,Camilo foi conduzido por Mãe Carmen de Oxalá  até  o Museu Carlos Nobre ,espaço cultural  onde abriga  a história de Guaíba  e dos  célebres cidadãos guaibences,  que  contribuíram com  a cultura local.

Lá  receberam  a atenção da Secretaria Municipal da Cultura departamento responsável pelas realizações dos  eventos culturais   do    município.

Ficou tudo acertado,agora é preciso trabalhar muito ,  para a realização do mega  evento  que  será no dia 3 dezembro.Com certeza será uma façanha  cultural.  O nome da cidade conhecida  como berço da Revolução Farroupilha será, citada  nos meios  de comunicações .

A ASSOBECATY se sente contemplada em receber  a célebre visita.

  100_1539Camilo conheceu  todos os recintos da instituição,ficou embriagado pela originalidade e beleza da Mãe Oxum . Pediu para ser fotografado ao lado da imagem,a qual considerou uma obra de arte que também foi avaliada, por uma equipe de intelectuais da academia( História ,sociologia e outras ), como patrimônio imaterial do município  de Guaíba.

Profª Zélia de Araujo Lima (Formação Língua Portuguesa e Literatura)

Atenciosamente

Zélia de Araújo Lima( Profª) 

Enviar Noticias : conexaoafro@gmail.com