Páginas

terça-feira, 29 de novembro de 2011

A rede de educação cidadã é uma rede de educadores/as populares

A rede de educação cidadã é uma rede de educadores/as populares, Movimentos e Organizações Sociais, que se articula desde 2002. Inicia por intermédio do Betinho (Frei Betto) como Talher.  Aqui no 169084_151125278279802_100001469926256_305062_2135752_nRS participam da RECID: educadores/as populares das macro regiões Metropolitana,  Sul e Macro Norte, Movimento de Mulheres Camponesas, Movimento dos Pequenos Agricultores, Movimento Nacional de Luta pela Moradia, Movimento dos Trabalhadores Desempregados, Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, Pastoral Operária, Organizações de Bairro, Associações de Moradores, Levante Popular da Juventude, entre outras organizações...
É um convênio do governo federal com o CAMP, onde realizamos várias atividades de estudo e formação com a população oprimida das periferias e do campo em nosso estado e tb a nível de Brasil.
Viemos desde dezembro de 2010, realizando nossas atividades formativas em forma de Jornadas pedagógicas, que envolvem rodas de conversa, encontros de estudo nas regiões, oficinas nos municípios e comunidades, bem como os encontros estaduais (como este que vcs irão contribuir no debate). Os temas dos encontros são discutidos nos encontros estaduais, que reune os liberados da Rede (07 pessoas que recebem para desenvolver o trabalho, acompanhar...) e os educadores/as voluntários/as de todos os municípios onde temos atuação.
Já tivemos jornadas pedagógicas nos temas: Mulheres e Gênero; Trabalho e Mulheres: Juventude e Direito a Cidade e agora a questão negra.
Enquanto objetivo maior queremos discutir a questão negra no contexto do Rio Grande do Sul e suas contribuições para a construção de nosso estado, discutindo eixos temáticos: juventude e quilombos.
Temos a confirmação para este encontro de teu nome e do Clauder Fonseca da Silva. Também do pessoal que vai trabalhar a questão das oficinas práticas na tarde (bonecas negras e dança afro).
A Isabel do Quilombo ainda não confirmou se poderá estar presente. É possível que não consiga ir. Assim, teríamos a manhã toda com vc e o Clauder para dialogarmos.
Se vcs quiserem permanecer conosco na tarde (continuidade da discussão iniciada pela da manhã, com colocações da plenária, dúvidas, desafios... e oficinas práticas) e na noite cultural, ficaríamos muito felizes com a presença de vcs.
Qualquer  coisa, seguimos conversando.
Começaríamos no sábado ás 9 hrs da manhã. Terminamos esta discussão com o planejamento das ações, a partir de nosso diálogo, nas regiões até domingo, dia 04 de dezembro ao meio dia.
No mais, grande e forte abraço,
Elisiane  Jahn
MMC/ RECID
--

"No meio das trevas, sorrio à vida, como se conhecesse a fórmula mágica que transforma o mal e a tristeza em claridade e em felicidade. Então, procuro uma razão para esta alegria, não a acho e não posso deixar de rir de mim mesma. Creio que a própria vida é o único segredo." Rosa Luxemburgo