Páginas

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Dia Nacional da Cultura Brasileira

O Dia Nacional da Cultura Brasileira foi instituído através da Lei Federal nº 5.579, de 19 de maio de 1970 e celebra o nascimento de um dos mais importantes personagens da História do Brasil - Rui Barbosa, intelectual, jurista, político e jornalista, que nasceu em 5 de novembro de 1849.

Quadrilha junina faz parte da nossa cultura(Fotos: Ascom Secult / Fabiana Costa)

A cultura brasileira é tão rica que apenas um dia seria pouco para homenageá-la. A chula da região Sul, o carimbó da região Norte, a folia de reis do Centro-Oeste, o samba do Sudeste e o baião no Nordeste. Enfim, o Brasil é um país multicultural, e por essa diversidade uma data especial comemora as manifestações culturais de norte a sul, de leste ao oeste brasileiro: trata-se do dia 5 de novembro, Dia Nacional da Cultura.

Em artigo publicado no Portal do Ministério da Cultura (MinC), o produtor cultural e ex-presidente da Fundação Cultural Palmares, Zulu Araújo, explica que a data de comemoração foi instituída no dia 15 de maio de 1970, através da Lei nº 5.579. “Como homenagem ao nascimento de uma figura exponencial da ciência e da cultura no Brasil e no mundo. A data teve como inspiração o conselheiro Ruy Barbosa, nascido a 5 de novembro de 1849”, explica.

Para Zulu, no Brasil há muito o que se comemorar. Militante do movimento negro brasileiro, ele afirma que grande parte da rica produção cultural local tem a alma e a criatividade da mão afro-brasileira.

Fonte: Ascom/Secult