Cerca de 200 pessoas, entre líderes de terreiros, acadêmicos, representantes do governo e da sociedade civil de todo o país estão reunidos em São Luís (MA), desde o último domingo (27) para a Oficina Para Elaboração de Políticas Públicas de Cultura para Povos Tradicionais de Terreiro. O encontro idealizado pelo Ministério da Cultura (MinC), com o apoio da Fundação Cultural Palmares, vai até o dia 30/11 e tem por objetivo subsidiar a construção de políticas culturais para o segmento, com vistas à proteção, promoção e consolidação de suas tradições.
Nesta segunda-feira, o encontro foi marcado pelo Cortejo de Povos de Terreiro, cuja concentração aconteceu na Casa das Minas, ponto simbólico da formação étnica e histórica do Brasil. O terreiro de Tambor de Mina é o mais antigo de São Luís e o terceiro de culto afro-brasileiro inscrito no Livro de Tombo do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan).
Tradições como ritos, mitologias, simbologias e expressões artístico-culturais foram o que motivaram a oficina que tem por proposta formular políticas públicas para o segmento. “É um momento de compartilhar saberes entre as lideranças, gestores públicos, sociedade e organizações que atuam neste campo. Vamos alinhavar parcerias e construir propostas juntos”, afirma Márcia Rollemberg, secretária de Cidadania Cultural do MinC.
Além dos debates, acontecem momentos de integração e vivência com exibição de curtas e longas metragens, cortejo, oficina de música africana, roda de conversa sobre conhecimentos tradicionais e uso de ervas, degustação de comidas de terreiros, e ainda um espaço voltado para brinquedos e brincadeiras populares.
--
André de Jesus - Ativista Cultural (51) 8442 9834
twitter: @hojesarara yutube.com/blocotreze facebook.com/andresaroba
OS VELHOS SONHOS NÃO PRECISAM MORRER;
Sonhos perdidos despertam e surgem novas possibilidades.
Começando por hoje, eu farei o que poder para realizar meus sonhos.
E você?