Páginas

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Quilombo de Porto Velho inaugura Casa do Mel com muita festa

http://www.clippingexpress.com.br/ce2/clientes/90/layout/90_ICON.gif

Quilombo de Porto Velho inaugura Casa do Mel com muita festa

Notícias Socioambientais - Instituto Socioambiental - São Paulo/SP - BRASIL - 19/10/2011 - 15:32:00

Os quilombolas de Porto Velho, em Iporanga, no Vale do Ribeira (SP), celebraram a inauguração da Unidade de Beneficiamento do Mel no último sábado (15/10), que vai fortalecer a geração de renda na comunidade.

A entrega da Casa do Mel é resultado do processo que envolveu o ISA, o Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), a Equipe de Assessoria e Articulação das Comunidades Negras do Vale do Ribeira (Eaacone) e a comunidade de Porto Velho, com financiamento da Fundação Banco do Brasil e da cooperação italiana por meio do Movimento per lAutosviluppo, lInterscambio e la Solidarietá (Mais). O objetivo é incrementar a produção melífera nos quilombos do Vale do Ribeira como alternativa para complementação de renda.

A festa começou pela manhã com a celebração de uma missa na igreja da comunidade, enquanto representantes dos quilombos do Vale do Ribeira e organizações parceiras chegavam. Em seguida, houve a inauguração com uma mesa de abertura onde estiveram representados o quilombo Porto Velho, o ISA, a Eaacone, o Itesp e a Secretaria da Justiça do Estado de São Paulo. Todos os que falararm foram unânimes em apontar o sucesso do projeto, principalmente, à mobilização e organização da comunidade.

Depois, todos visitaram as instalações da Casa do Mel onde puderam ver como se processa o mel, esclarecer as dúvidas e saber quais as possibilidades de certificação para o mel orgânico e as perspectivas de continuidade, ampliando as ações de apicultura para as comunidades vizinhas.

Apicultura em Porto Velho

A atividade de coleta do mel para consumo próprio já era realizada em Porto Velho, mas foi a partir de 2003 que, com o apoio da Mitra Diocesana, começou-se a pensar na apicultura como forma de geração de renda. Em 2007, um projeto elaborado pela comunidade e o ISA, com apoio do Itesp, inaugurou novo processo com o início da construção da unidade de beneficiamento, compra de equipamentos e capacitação dos apicultorespara fazer o processamento e a comercialização.

Para Renato Nestlehner, técnico responsável pelo projeto no ISA, o objetivo é fortalecer a geração de renda com a atividade apícola e, quando sair a certificação da casa, agregar valor e inserir o produto também da merenda escolar. “De imediato, eles vão melhorar o sistema de processamento deles, aperfeiçoar os canais de comercialização atual. Era uma coisa meio artesanal e agora é uma mini-indústria”.

Segundo Renato, a importância da atividade apícola também passa sustentabilidade: “O projeto tem a perspectiva de aumentar a produção de mel com os novos pastos apícolas que estão sendo implantados pelaCampanha Cílios do Ribeira, de recuperação das matas ciliares do Vale do Ribeira. Saiba mais).

Isso é importante também para manter os recursos hídricos do território. A comunidade tem sofrido com falta d’água e a restauração das matas ciliares pode ajudar nesse sentido. Para a recuperação de 5,38 ha foram escolhidas espécies melíferas”, explica. No início do projeto a comunidade possuía cerca de 50 colmeias com produção média de 18 kgs por caixa. Hoje a produção média alcança 30 kgs por caixa e já conta com 150 colmeias. A comunidade de Porto Velho pretende chegar até o final do próximo ano com aproximadamente 400 colmeias, contando com a ampliação do grupo de apicultores.

O presidente da Associação Remanescente de Quilombo de Porto Velho, Osvaldo dos Santos, ressalta a importância de ampliar as oportunidades de geração de renda para garantir a fixação dos jovens quilombolas em seu território e fortalecer a luta por seus direitos. Para ele, o projeto terá continuidade com as atividades previstas nas comunidades vizinhas que poderão contar com esta Casa do Mel para processamento e envase do produto.

Um farto café da manhã preparado pelas mulheres de Porto Velho e apresentações culturais. Deram prosseguimento às comemorações. O Quilombo de Sapatu, por exemplo, mostrou a dança tradicional da Nha Maruca e Porto Velho apresentou uma volta da Romaria de São Gonçalo. Foi um momento de intercâmbio entre as duas comunidades, já que a Nha Maruca não é mais praticada em Porto Velho e a Romaria de São Gonçalo não acontece mais em Sapatu. Apesar da chuva que não deu trégua, a festa seguiu madrugada adentro, com muito foguetório, leilão de assados e muito forró tocado ao vivo.

http://www.clippingexpress.com.br/ce2/images/but_clique.gif

http://www.clippingexpress.com.br/ce2//?a=noticia&nv=-ffnBQNVlGfUgmcYkjAOsw

--

Vladimir Stolzenberg Torres
Biólogo & Orientador Educacional

e, futuramente, Tecnólogo em Gestão Ambiental
-------------------------
Não perca as nossas promoções:
Livro "Nutrição e Alimentação de Abelhas" - aprenda o real significado de formular uma ração para suas abelhas, conhecendo os ingredientes e a forma de cálculo para a sua adequada combinação.
Livro "Além dos Fatores Cognitivos: a Inteligência e os Fatores Genéticos e Neurais" - passe a compreender como a inteligência se forma e se processa.
CD "Coletânea de Gestão e Administração Apícola" (agora na versão 3.0), com diversas informações úteis para a Apicultura e também para a Meliponicultura.
Livro "Criação e Manejo de Peixe-Rei" - 1ª edição; últimos exemplares - aprenda um pouco sobre a criação e a forma de manejo deste peixe que possui uma carne maravilhosa.