Páginas

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Pai Enio de Oxum chega ao Orum

Pai Ênio de Oxum Miuá

 Assobecaty-associa-se às manifestações de entristecimento da  comunidade tradicionais de terreiro filhos de Mãe Oxum Miua da Nação Cabinda, o Babalorixá Enio, um dos pilares da Cabinda de raiz,   em sua jornada religiosa foi  reconhecido por sua  extrema  fidelidade e seriedade , pela transmissão do Axé  que recebeu dos ensinamentos  de Pai Romario de Oxalá, ao qual, além de ser filho de nação também, era  sobrinho biológico.  Pai Enio de Oxum. será sempre lembrado por sua missão no Ayé , de personalidade forte e  admirável, das quais a gente começa a sentir um grande vazio,  no momento , em que soubemos de sua  partida para o Orum. Reproduzimos a manifestação pública religiosa da Yalorixá Sandrali no blog   http://sandralibueno.blogspot.com

Dia 01/11/2011 “ Hoje , às nove horas da manhã,  entregamos à Mãe, o corpo do nosso amado Babalorixá Enio D"Oxum Pandá Miuwá.
É uma perda que nos deixa órfãos, mas, podem ter certeza, não nos deixa abandonados. Vivenciaremos nosso luto com dignidade de guerreiros que somos, filhos e filhas de uma majestade que se fez rei pela sabedoria, pela dedicação incondicionavel ao cultos dos orixas da Nação Cabinda. Não reinvindicamos nenhum título de nobreza , mas não permitiremos que ninguem macule nossa bacia. Somos de Cabinda sim, somos de raiz sim e ninguem nos tirará o orgulho de sermos filhos e filhas de Enio d"Oxum, netos e netas de Romario de Oxalá Jobocum Onifan, bisnetos e bisnetas de Madalena d"Oxum Demun, tataranetos e tataranetas de Waldemar d"Xangô Kamuká Barualofina.Eis aí nossos Baba Eguns”

Foto: Jornal Grande Axé

                                                                                                                                                                                Mulher de Pele Preta: A gota retorna ao Oceano