Páginas

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

A IV Carreta da Mãe Oxum da Praia da Alegria é uma iniciativa da Assobecaty -

Doação de Mãe Dalila de Odé ao Município de Guaíba é a oxum da praia da alegriainscrição que traz aos pés a imponente imagem de Oxum esculpida em madeira maciça, que outrora mirava as águas doces da Praia da Alegria. A controversa generosidade da Mãe de Santo pôs em cheque a administração da prefeitura da cidade nos últimos 4 anos quando o povo de terreiro reunidos pela Comissão Permanente da Lei Municipal da Semana da Umbanda e das Religiões de Matriz Africana, reivindicou o reconhecimento da territorialidade negra e de seu patrimônio imaterial. A discussão em questão trouxe à tona antigas práticas religiosas daquela localidade que não ficavam restritas ao culto de Oxum mas se estendiam por quilometros alcançando uma formação rochosa, identificada nos cultos ao Orixá Xangô, além dos registros históricos das rotas de fuga de escravos vindos de Porto Alegre, mais propriamente do Bairro Tristeza em direção à Praia da Alegria. Coincidência ou não, uma trajetória de libertação da tristeza para a alegria.

Desde que a imagem foi removida da gruta, dado o péssimo estado de conservação do local, a mobilização dos religiosos tem sido incessante: seminários com especialistas no assunto, universidades, Ministério Público, governos  estadual e federal.

Dentre as ações que fortalecem o movimento, está a Carreata da Mãe Oxum da Praia da Alegria, este ano na sua IV edição. Mãe Camen de Oxalá, umas das referências religiosa à frente do debate, percebe que o envolvimento dos pais e mães de santo é crescente mas que a comunidade guaibense em geral, vem aderindo em participação ano à ano.

Para as festividades de 2011, a Comissão responsável está preparando algumas inovações: a carreata como de práxi, parte da Assobecaty em direção à Praia da Alegria mas enquanto o povo espera pela chegada da santa poderá acompanhar em um telão que será instalado à beira d’água, uma programação de audiovisual e mensagens de axé, paralelamente acontecerá o lançamento da rádio Estúdio FM Web, responsável pela cobertura do evento em tempo real pela Internet. Praça de alimentação, venda de souvenirs, e agrados para Mãe Oxum também estão previstos.

A IV Carreta da Mãe Oxum da Praia da Alegria é uma iniciativa da Assobecaty - Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá e organizada pela Comissão Permanente da Lei Municipal da Semana da Umbanda e das Religiões de Matriz Africana da cidade de Guaíba. Será realizada no dia 03 de dezembro próximo com saida prevista para ás 18 horas da Rua Wenceslau Fontoura, 225 - Bairro Sta Rita com chegada na Praia da Alegria.

Para mais informações: (51) 3055 6655 e (51) 84945770

http://www.slideshare.net/maecarmendeoxala/memorial-das-aes-da-me-oxum-

da-praia-da-alegria

http://grutadeoxum.blogspot.com/