Páginas

domingo, 3 de agosto de 2014

Batuque e tradição quilombola são atrações até sexta no Sesc Campinas

A apresentação do evento 'Sonora Brasil' acontece de terça (5) à sexta (8).
Tambores artesanais de grupos do interior do país são destaques gratuitos.

Do G1 Campinas e Região

Grupo Alabê Ôni se apresenta na noite de quarta-feira (6) (Foto: Laureano Bittencourt)Alabê Ôni se apresenta na noite de quarta-feira (6)
e revive tradição (Foto: Laureano Bittencourt)

Tambores de comunidades quilombolas compõem a programação cultural a partir desta terça-feira (5) no teatro do Sesc Campinas (SP). O programa "Sonora Brasil - Formação de Ouvintes Musicais" realiza quatro apresentações, até sexta-feira (8) e destaca o movimento quilombola através da tradição musical dos tambores artesanais. Os shows acontecem às 20h em todos os dias da programação e a entrada é gratuita. Os ingressos devem ser retirados no dia da apresentação.

Ao todo, quatro grupos fazem parte das apresentações musicais. Os primeiros a se apresentarem são os músicos do Raízes do Bolão, que abrem a programação nesta terça (5). Eles destacam o quilombo do Curiaú (AP). Do outro lado do país, vem o representante do Rio Grande do Sul (RS). O Alabê Ôni  faz seu show na quarta (6) e é formado por músicos pesquisadores da cultura negra.

Para fechar a programação, na quinta (7), é a vez do Samba de Cacete da Vacaria se apresentar. O grupo é oriundo da região do Cametá (PA). Na sexta (8), a banda Raízes do Samba de Tocos finaliza o evento cultural. De Antônio Cardoso (BA), os músicos têm como destaque o samba de roda.  

Serviço
O quê: Projeto Sonora Brasil
Quando: de terça (5) à sexta (8)
Onde: Teatro do Sesc Campinas
Entrada: gratuita