Páginas

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Pedra de Xangô é tema de seminário no Espaço Cultural da Barroquinha

 

Pedra de Xangô é tema de seminário no Espaço Cultural da Barroquinha

Publicada em 05/08/2014 15:00:14

O Espaço Cultural da Barroquinha recebe, nesta quarta-feira (6/8), a partir das 14h, o seminário “Pedra de Xangô – Território Sagrado”. O evento é realizado pela Prefeitura, através da Fundação Gregório de Mattos e a entrada é franca.

A Pedra de Xangô está localizada nas imediações de Cajazeiras, na Av. Assis Valente, estrada que liga a região de Fazenda Grande I e II, Boca da Mata e Estrada Velha do Aeroporto. O local possui grande importância para os seguidores de religiões de matriz africana.

O seminário pretende mostrar a importância da Pedra de Xangô bem como buscar a conscientização da sociedadepara a preservação e tombamento do monumento natural e o seu entorno.

A programação do evento conta com a participação de autoridades, profissionais, personalidades e estudiosos da temática negra, a exemplo da secretária Municipal da Reparação, Ivete Sacramento; do presidente da FGM, Fernando Guerreiro; do arquiteto e professor da UFBA Fábio Velame, entre outros.

Anote
Seminário “Pedra de Xangô – Território Sagrado”
Data: 6 de Agosto
Hora: 14h
Local: Espaço Cultural da Barroquinha
Entrada Gratuita

Programação

14h: Abertura
Ivete Sacramento – Secretária Municipal da Reparação
Fernando Guerreiro – Presidente da Fundação Gregório de Mattos

14h20: Apresentação Musical
Cântico para Xangô - Associação Pássaro das Águas – Mãe Iara de Oxum

Palestras

14h40: “Territórios de Candomblé. Entre o visível e o invisível na Cidade de Salvador”

Fabio Velame – Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA), professor adjunto I do Departamento da FAUFBA.

15h: “Desenvolvimento na contramão das tradições das comunidades de terreiros”
Sueli Conceição – Mestre em Estudos Étnicos e Africanos pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia e doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), licenciada em Biologia.

15h20: “Pedra de Xangô: Conhecer para preservar”

Jassilene Nascimento – Filha de Iansã, Ekede de Xangô do Terreiro Ilê Axé Ibá Lugan, representante da Associação Pássaro das Águas, pesquisadora da NGALC/UNEB, pós-graduada em Gestão Pública.

15h50: ‘A importância do meio ambiente para o Candomblé”

Walter Rui Pinheiro – Asógun do Ilê Axé Oyá Tunjá, coordenador geral da Irmandade Beneficentes de Ojés, Ogans e Tatas (SIOBÁ).

16h10: “Santuários Perdidos”

Everaldo Duarte – Economista, diretor da Sociedade da Cultura Negra do Brasil (SECNED), coordenador nacional do Instituto Nacional de Tradição e Cultura Afro-Brasileira (INTECAB), escritor, dramaturgo, educador e griot, contador de histórias e estórias, Agbagigan do Terreiro do Bogun.

16h30: Debates

17h30: Exposição de Fotografias

Ray e Lara Carvalho

17h40: Encerramento

Musical Afro

18h: Coquetel

FONTE http://www.tribunadabahia.com.br/2014/08/04/pedra-de-xango-tema-de-seminario-no-espaco-cultural-da-barroquinha